Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fraudes

BC criará sistema para listar imóveis e carros dados como garantia

Acesso será instantâneo | 25.05.12 - 07:08
Brasília – Os bancos terão de repassar ao Banco Central (BC) todas as informações de imóveis e veículos dados como garantia por quem pega empréstimos e financiamentos. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta sexta-feira (24/5) resolução para criar um sistema público de garantias de crédito.

De acordo com o chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), Sérgio Odilon dos Anjos, o novo sistema ajudará a evitar fraudes, à medida que evitará que um mesmo bem seja oferecido mais de uma vez como garantia. “As diferentes instituições poderão consultar os dados e verificar a situação do bem dado como garantia”, declarou.

Atualmente, as instituições financeiras têm um sistema privado em que listam os bens dados como garantia pelos clientes. Com isso, o Banco Central precisa requerer aos bancos que lhe informem sobre o registro dessas garantias.

O novo sistema, informou Odilon, não beneficiará apenas o Banco Central, que poderá ter acesso instantâneo a informações unificadas. Para ele, a ferramenta será importante para reduzir o custo dos empréstimos e reduzir ainda mais os juros cobrados dos clientes. “Esse sistema de registro trará mais segurança e qualidade às operações de crédito, que é vital para a redução das taxas finais”, avaliou.

Como o novo modelo de registro precisa de regulamentação do Banco Central, ainda não há prazo para o sistema entrar em vigor. Segundo Odilon, o órgão primeiro regulamentará o registro de veículos. “O registro de imóveis é mais complicado e demandará mais tempo”, admitiu. (Agência Brasil)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351