Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ParqueAmérica

Aparecida de Goiânia terá primeiro bairro planejado

Bairro terá condomínios, praça e parque | 19.09.12 - 16:00 Aparecida de Goiânia terá primeiro bairro planejado Bairro abrigará primeiro parque de Aparecida (Imagem: divulgação)

Goiânia - A cidade de Aparecida de Goiânia terá seu primeiro bairro planejado. O ParqueAmérica, que possuirá o primeiro parque do município será lançado no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. As incorporadoras EBM, GPL, Terral e Tropical, responsáveis pelo empreendimento, escolheram a data em razão dos princípios de sustentabilidade do bairro. O grupo empreendedor também escolheu como marco fundamental plantar uma árvore no local da obra.
 
Localizado na região nordeste da cidade, próximo à Avenida São Paulo, o Bairro Planejado ParqueAmérica foi desenvolvido em uma área de 290,161 mil m². Ele abrigará um parque, uma praça de serviços e 17 áreas para empreendimentos residenciais, que serão implantados pelo grupo empreendedor ao longo de oito anos. Toda a infraestrutura do bairro e do parque será custeada pelo grupo empreendedor e doada ao poder público. Os investimentos serão de cerca de R$ 200 milhões.
 
“Este novo bairro sinaliza o grande momento de Aparecida de Goiânia. A cidade vive o desenvolvimento econômico e tem atraído novos moradores, que anseiam por espaços de qualidade de vida. O desenvolvimento urbano encaixa-se neste contexto”, afirmam os incorporadores Guilherme Pinheiro, da GPL Incorporadora, Antonio Carlos, da Tropical Urbanismo, Leonardo Gomes, da Terral Incorporadora, e Rodrigo Meirelles, da EBM Incorporadora.
 
A cidade, nos últimos anos, vem ganhando um novo ritmo graças a seu desenvolvimento industrial e está atraindo a atenção não apenas das indústrias como também da população, que aumentou nos últimos 10 anos de 336 mil para 455 mil segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo levantamento da Revista Exame divulgado neste mês de agosto, o município alcançou a marca da quarta maior cidade brasileira em projeção de consumo.
 
O Bairro Planejado ParqueAmérica foi planejado durante quatro anos de estudos e está sintonizado com as demandas atuais de sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida. Oferecerá condomínios-clubes com apartamentos de dois, três e quatro quartos. Eles serão todos voltados para a orla do parque, visando proporcionar democraticamente a vista privilegiada a todos os moradores - além do acesso direto ao equipamento público. As torres terão altura mediana, visando um adensamento sustentável.
 
Os espaços públicos foram projetados seguindo as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. As calçadas terão rebaixos e piso nivelado, adequados ao deslocamento de todas as pessoas, inclusive cadeirantes, além do piso tátil para sinalização ao deficiente visual. Todo o bairro será arborizado com espécies que garantam beleza e sombra às ruas. 
 
Parque
O parque será o primeiro do município, aberto a toda população. Será entregue em 2015, junto com os dois primeiros empreendimentos residenciais a serem lançados ainda neste ano. Ele terá 22,706 mil m² e será integrado a uma Área de Proteção Ambiental de 21,987 mil m², totalizando mais de 44.693,65 m² de área verde. Oferecerá playground linear dividido em área de brinquedos para todas as idades, além de praça central, área de ginástica e pista de caminhada. No bairro planejado ParqueAmérica, ele possui localização estratégica: está ligado a todos os empreendimentos, para favorecer a interação e a convivência entre os moradores.
 
Para o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, o investimento é um marco para Aparecida. “É o primeiro bairro planejado da cidade em seus 90 anos de história e a cidade ganha muito com este projeto”, diz. “É muito bom ver os empresários acreditando na cidade”, acrescentou o secretário municipal do Meio Ambiente, Lafaiete Campos Filho. 
 
O ParqueAmérica também é uma solução urbanística para Aparecida de Goiânia, marcada pelos vazios urbanos e pelo crescimento espalhado em seu território de  288,465 mil Km². “Oadensamento planejado contribui para a melhoria da infraestrutura da cidade, o que reflete na qualidade de vida”, declarou o prefeito.
 
Sustentabilidade
Com slogan de “bairro naturalmente planejado”, a sustentabilidade foi um princípio observado no desenvolvimento do projeto, que incluiu o conceito na implantação e no processo construtivo. De acordo com a arquiteta e urbanista Maria Ester Sousa, que assina o projeto de paisagismo juntamente com a agrônoma e paisagista Marize Faleiros, todo o resíduo gerado na construção civil será reaproveitado para a confecção do piso nas áreas públicas - que terá características especiais para atender os quesitos de acessibilidade.
 
 Além disso, no parque haverá sistema de captação das águas das chuvas através de jardins drenantes. “Esta é uma medida importante para o abastecimento do lençol freático, previne enchentes e, ainda, erosões no fundo de vale”, explica.
 
Localização
O Bairro Planejado ParqueAmérica tem localização privilegiada. O endereço é vizinho a grandes centros comerciais, como o Pólo Industrial de Goiás, e à área da futura faculdade de medicina da cidade. Está próximo também ao Buriti Shopping. O acesso ao bairro é facilitado pelas avenidas São Paulo, Maria Cardoso e BR 153. O ParqueAmérica é, ainda, circundado por três largas avenidas que favorecem a mobilidade.
 
Nos próximos meses, a prefeitura deve inaugurar a Alameda da Paz, que passará pelas imediações do bairro, ligando o Pólo Industrial Goiás à Avenida Rio Verde, na Vila Brasília. A obra conta com o financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (Banco Andino).
 
Primeiros residenciais
Ainda este ano, serão lançados os dois primeiros residenciais do Bairro Planejado ParqueAmérica, com opções de apartamentos de dois e três quartos, totalizando 576 unidades residenciais nesta etapa. A comercialização ficará a cargo das imobiliárias Brasil Brokers Tropical, URBS-RT e Adão Imóveis Vida Nova. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 03.12.2012 22:33 aurelio silva

    Gostaria de saber qual o valor do investimento para as primeiras unidades residenciais.

  • 03.10.2012 21:43 cristina vianna

    precisamos fazer um trabalho com a seguinte informação Data da criação da vila brasilia - pesquisei e não consegui em nenhum canto ...

  • 29.09.2012 14:10 joão batista da costa

    Realmos ente é um empreendimento que nos orgulha de morar nas proximidades, valorizando com isso a região e nos dando a oportunidade de investimento sustentavel.Agradeço se na ocasião das vendas nos comunicar dos planos de pgtº, pois pretendo estar adquirindo um.OBRIGADO

  • 24.09.2012 19:48 paulo

    a cidade esta de parabens,isso mostra o crescimento continuo de aparecida,mostra que algumas construtoras estao vendo que a cidade cresce a passos largos e existem muitas oportunidades para essas construtoras pois a regiao é proxima a goiania,a poucos kilometros do flamboyant e buriti shopping e é uma regiao que valoriza muito, agora so falta um shopping na av sao paulo

  • 20.09.2012 09:03 LUIZ MAGNO LIMA

    Parabéns por mais essa empreitada.As construtoras vão mostrar aos governantes como se muda uma região pra melhor...

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351