Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Praça Consciente

Lançada obra da primeira praça sustentável de Goiânia

Inauguração está marcada para 23 de dezembro | 08.11.12 - 11:35 Lançada obra da primeira praça sustentável de Goiânia Segundo Ilézio Inácio Ferreira, projeto une sustentabilidade, beleza, conforto, glamour e inovação - Foto: Mira
Michelle Rabelo

Goiânia
- Começaram nesta quarta-feira (7/11) as obras da primeira praça sustentável de Goiânia. Localizada na Rua 27 com a T-50, no Setor Marista a Praça Consciente é resultado de um projeto que segue uma tendência mundial de preservação da natureza e uso consciente dos recursos naturais. A iniciativa é da Consciente Construtora e Incorporadora e conta com a parceria da Prefeitura de Goiânia. A inauguração acontece no dia 23 de dezembro e será embalada por uma cantata de natal. Quem apresentou o projeto foi o diretor presidente da Consciente Construtora e Incorporadora, Ilézio Inácio Ferreira. Segundo ele "a Praça servirá como modelo de espaço público ecologicamente correto, aliando sustentabilidade à beleza, conforto, glamour e inovação".

Um dos pontos fortes do projeto é a substituição do gramado, vegetação mais utilizada em praças e parques, por outros tipos de vegetação em uma composição com o piso drenante, diminuindo a quantidade de água empregada na manutenção durante o período de seca. A utilização deste piso garante ainda a permeabilidade ideal, já que o piso poroso permite a passagem rápida de até 90% da água, evitando a formação de enxurradas e alagamentos. Parte desta água será depositada em caixas de retenção, localizadas abaixo da superfície, e poderá ser reaproveitadas para a irrigação. 


A iniciativa é da Consciente Construtora e Incorporadora e conta com a parceria da Prefeitura de Goiânia - Foto: divulgação
 
Ilézio Inácio Ferreira, explicou que o conceito de sustentabilidade do projeto está, por exemplo, na questão da drenagem urbana, da permeabilidade, da arborização da cidade e, principalmente, da acessibilidade. “O que a Consciente Construtora está fazendo com o lançamento da Praça Consciente é trazendo conceitos de sustentabilidade, ampliando-os e rediscutindo o processo das praças de Goiânia, como são feitas essas praças e se elas são sustentáveis”, pontuou.


Projeto conta com um espelho d’água e um bosque composto de árvores ornamentais - Foto: divulgação
 
Com área total de 1.400m², o local contará com recuo para estacionamento arborizado com as espécies nativas como Cássia Rosa, Ipê Rosa e Ipê Branco, além de um espaço coberto para convivência que poderá receber exposições de arte, shows musicais e outros eventos culturais, um parquinho infantil feito com madeira de reflorestamento, um espelho d’água e um bosque composto de árvores ornamentais, como os Ipês Rosa e Roxo, Pau Ferro e Pau Formiga, e frutíferas como pitanga, jabuticaba e acerola.

Garrafas pet, responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários, serão reaproveitadas para a construção de uma horta vertical, onde pneus usados se transformarão em vasos para plantas e bancos estilizados, mostrando novas opções de uso desses materiais altamente poluentes e prejudiciais ao meio ambiente.  

Acessibilidade
No quesito acessibilidade de pessoas com deficiência, o projeto possui um jardim sensorial, que deve beneficiar principalmente os portadores de deficiência visual. O jardim será composto por uma trilha ao longo de uma pérgola, que tem como objetivo proporcionar uma experiência perceptiva através dos cinco sentidos. Através do tato, o visitante poderá ter contato direto com os elementos naturais e perceber se a sua temperatura é quente ou fria, se há rugosidade, lisura, aspereza, maciez ou dureza. Os visitantes poderão experimentar temperos e especiarias, como hortelã, alecrim, orégano, tomilho, cebolinha, salsa, lavanda e pimenta. O local terá piso tátil e placas de identificação em braille, além de passeios públicos mais largos, rampas de acesso e nenhum desnível ao longo do perímetro, facilitando a mobilidade de cadeirantes e outras pessoas que tenham alguma necessidade especial de locomoção.


Jardim sensorial vai atender pessoas com deficiência - Foto: divulgação

Repetição de sucesso
A Praça Consciente terá o mesmo conceito de sustentabilidade da Calçada Consciente, uma iniciativa da Consciente Construtora e Incorporadora e vencedora de diversos prêmios pela sua responsabilidade socioambiental. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 23.01.2013 08:15 Jose Gomes Dos Santos

    bom, Primeiro parabenlizano pela sua iniciativa e inovadora criatividade sustentavel,gostaria de ter mais informaçães a respeito,por ser um construtor tambem de praças quero abraçar esse projeto junto, Obrigado pela oportunidade ;Gomes-062 92966567

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351