Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Construção Civil

Projetos da Toctao integram Guia CBIC de Boas Práticas de Sustentabilidade

| 06.03.13 - 15:51
 
A Redação
 
Goiânia - Dois projetos criados pela Toctao Engenharia foram selecionados para integrar o 1º Guia CBIC de Boas Práticas de Sustentabilidade na Construção. O guia, que tem por objetivo disseminar as principais iniciativas empresariais em prol do desenvolvimento do setor, escolheu os projetos Vizinho Amigo e o Canteiro Ecológico, que tem por base sustentabilidade e valorização do capital humano.
 
A publicação, assinada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, foi elaborada em parceria com a Fundação Dom Cabral e Serviço Social da Indústria (SESI). Será lançada no dia 22 de março, na sede do Seconci do Rio de Janeiro. Para retratar as 29 experiências desenvolvidas por 21 empresas de todo País, os organizadores analisaram pelo menos 180 iniciativas durante um período de seis meses.
 
"Para nós, este é um reconhecimento do setor de grande valia, principalmente sendo assinada pela CBIC, uma organização pautada pela seriedade, com grande importância no segmento", considerou o diretor da empresa, Alan Alvarenga Menezes. Ele ressalta ainda a importância das empresas compartilharem as boas práticas, tanto para disseminar ao público a atuação responsável do setor quanto para disseminar a cultura da sustentabilidade e da responsabilidade social a mais empresas do setor. "Compartilhar estas experiências bem sucedidas é apontar um caminho viável a quem está na mesma estrada", considerou.
 
Conheça os projetos:
Vizinho Amigo - Para minimizar os possíveis impactos causados para os vizinhos de suas obras, a Toctao Engenharia, implantou, em 2011, o Projeto Vizinho Amigo, com o objetivo de melhorar a comunicação entre empresa e comunidade. Por meio de reuniões e cartas, os moradores são informados sobre os possíveis incômodos gerados no processo e as ações mitigadoras tomadas para minimizá-los, como por exemplo, manutenção da limpeza das vias externas e coleta seletiva de resíduos.
 
Canteiro Ecológico - Na sessão de Melhorias no Processo Construtivo, mais um exemplo da Toctao foi selecionado para ilustrar o Guia: o “Canteiro Ecológico”, desenvolvido com base nas normativas do selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) e no princípio 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Na prática, adota medidas como o uso dos materiais reaproveitados na construção da parte administrativa do canteiro; iluminação por meio de garrafas PET preenchidas com água, chuveiros com aquecimento solar para o banho dos trabalhadores, coleta seletiva, reciclagem de resíduos das obras, central de lavagem dos caminhões betoneiras, com reaproveitamento da água e dos resíduos de concreto, central de lavagem e manutenção de equipamentos com medidas que evitam a contaminação do solo e da água, entre outros. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351