Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

HíbridoBR

Eletra e Mercedes-Benz lançam ônibus híbrido com tração elétrica

Veículo reduz emissão e consumo de combustível | 03.10.12 - 18:51 Eletra e Mercedes-Benz lançam ônibus híbrido com tração elétrica Foto: reprodução/Blog Ônibus Brasil

Marina Morena

A Eletra, empresa brasileira especializada em tecnologia de tração elétrica para transporte urbano, oficializa parceria com a Mercedes-Benz para o lançamento do HíbridoBR, durante a FetransRio, que ocorre de 3 a 5 de outubro, no Rio de Janeiro. Com tecnologia de tração elétrica 100% brasileira, o novo ônibus elétrico híbrido reduz emissão de poluentes e consumo de combustível.

O ônibus combina motor convencional e elétrico, para proporcionar eficiência no transporte urbano e sustentabilidade ambiental. Com projeto desenvolvido pela Eletra, o HíbridoBR é montado em chassi Mercedes O 500 U, tem 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados e 40 em pé.

O HíbridoBR tem piso baixo e sistema de ajoelhamento que, por meio de controle eletrônico da suspensão, chega ao nível da calçada. Isso facilita o embarque do passageiro e o acesso de cadeiras de rodas e portadores de necessidades especiais. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo.

Motor
O HíbridoBR combina o grupo motor-gerador Mercedes OM 924 LA de 4 cilindros movido a diesel ou a diesel de cana, que obedece ao padrão Euro5, com o motor elétrico, equipado por um conjunto de baterias. O funcionamento se dá pelo sistema em “série”, em que o grupo motor-gerador é acionado e se mantém no que é chamado de “ponto ideal” de rotação – a melhor condição de menor consumo e baixa emissão de poluentes.

A partir de então a operação do veículo é feita pelo motor elétrico que conta com o conjunto de baterias instalado no veículo. O Híbrido BR tem carroceria Busscar, gerador trifásico WEG e baterias Moura.

O veículo não necessita de rede aérea para operar, gerando sua energia a bordo. Quando parado para entrada ou saída de passageiros, o conjunto motor-gerador carrega as baterias; quando na frenagem o motor elétrico vira um gerador e recarrega as baterias – frenagem regenerativa.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351