Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Bateria nos freios

Toyota inicia venda do híbrido Prius no Brasil

Preço de R$ 120,83 mil | 17.01.13 - 15:07 Toyota inicia venda do híbrido Prius no Brasil (Foto: reprodução/Toyota)
São Paulo - A Toyota anunciou nesta quinta-feira (17/1) o início das vendas nas 139 concessionárias da marca no Brasil do veículo híbrido Prius, por R$ 120,83 mil. Lançado em 1997 e com cerca de 3,5 milhões de unidades comercializadas, o carro é equipado com dois motores: um a combustão, à gasolina, e outro elétrico, à bateria, com potência combinada de 138 cavalos.

A tecnologia permite que em trechos urbanos com velocidade até 50 quilômetros por hora (km/h), em média, apenas o motor elétrico seja acionado. Para velocidades superiores, os motores elétrico e à gasolina trabalham em conjunto, com média de consumo de combustível de 25 quilômetros por litro (km/l), de acordo com a companhia.

Testes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) apontaram que o consumo do modelo é de 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina. Ao contrário de veículos só elétricos, o Prius não precisa ser carregado na tomada. De acordo com a Toyota, a principal forma de acumular as baterias são os freios regenerativos, que permitem acúmulo de energia a cada frenagem realizada.

Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética (do movimento) em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351