Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tentativa

Mantega: Kombi pode ter exceção sobre itens de segurança

Velha senhora pode ficar mais 3 anos em linha | 17.12.13 - 19:54 Mantega: Kombi pode ter exceção sobre itens de segurança Foto: Divulgação / VW
Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira, 17, que a produção da Kombi pode ganhar uma sobrevida de até três anos. O veículo deve ser a única exceção na regra que prevê a partir de 2014 a obrigatoriedade de instalação de ABS e airbags como itens de fábrica em todos os automóveis.

"É um produto que não tem concorrente e não tem como se adaptar. Este é o maior problema que identificamos porque a Kombi será extinta e é onde haverá mais demissões. Vai ser estudado, não há decisão, podemos criar uma excepcionalidade", afirmou.

Segundo Mantega, até o momento, todas as empresas concorrentes concordaram com essa exceção, mas a decisão ficará para a próxima semana. No encontro desta terça com representantes do setor automotivo, o ministro afirmou que também se discutiu a possibilidade de se facilitar entrada de carros elétricos no País. "Mas temos ainda de estudar isso. Não há nenhuma decisão."

Rastreabilidade x desemprego
O ministro afirmou que a questão da "rastreabilidade" de autopeças, prevista no programa Inovar-Auto, irá minimizar o problema do desemprego nesse setor. "Isso vai aumentar a produção nacional e haverá compensação pela desativação de linhas antigas", afirmou.

Outra medida pode ser a redução de imposto de importação, temporariamente, para peças que não tenham similar nacional. Segundo o ministro, essas e outras questões serão estudadas e será apresentado um conjunto de soluções na próxima segunda-feira, 23, quando haverá nova reunião entre governo e representantes do setor.

Em relação à recomposição das alíquotas de IPI, Mantega afirmou que o governo não voltará atrás e que o imposto vai subir mesmo, pois essa não é uma solução para o setor. Também foi formado um grupo de trabalho entre governo e setor privado para discutir a questão das exportações para a Argentina e medidas para que a indústria automobilística possa manter sua competitividade no próximo ano.

"No ano em curso, tivemos bom desempenho da produção, que vai crescer sobre 2012, mas temos de assegurar que, em 2014, a produção seja maior que em 2013. Para isso, precisamos exportar. O câmbio vai estar mais favorável, mas temos de continuar aumentando competitividade da indústria brasileira." (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.12.2013 10:51 carlos eduardo

    A palhaçada das gambiarras do PT: manter a kombi ao invés de modernizar o veículo, cortar abs e air-bag pra segurar inflação, cotas ao invés de escolas públicas de qualidade...

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351