Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Motor

Venda de carros importados dispara antes de alta do IPI

Alta nas vendas em setembro foi de 10,5% | 14.10.11 - 12:29
As vendas de veículos importados no Brasil atingiram 22.569 unidades em setembro, uma alta de 10,5% em relação a agosto, de acordo com informações divulgadas hoje pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). Na comparação com setembro do ano passado, houve aumento de 90,8%.

Na avaliação da entidade, a alta foi motivada por uma corrida dos consumidores às concessionárias para comprarem os veículos importados antes do repasse de preços por conta do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos porcentuais, válido para os veículos que não tenham 65% de índice de nacionalização. O aumento do IPI, que acertou em cheio os importados, está em vigor desde o dia 16 de setembro.

"Nossa expectativa para setembro era de ficar entre 16 mil e 18 mil unidades emplacadas, mas com o anúncio do Decreto 7.567, houve uma corrida às concessionárias, já que o estoque na rede de revenda estava garantido com preços sem o repasse do IPI", afirmou, em nota, José Luiz Gandini, presidente da Abeiva.

Segundo o executivo, os próximos 15 meses serão difíceis para as importadoras. "As filiadas vão permanecer ativas no mercado brasileiro", ponderou. A Abeiva representa hoje 27 marcas, que possuem 800 concessionárias em território nacional e uma fatia de 5,9% do total do mercado no Brasil. (Agência Estado)

Leia mais:
IPI: procura por importados cresce após aumento


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351