Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Entrevista

Reeleita, Helenir Queiroz critica gestão do transporte público em Goiânia

Empresária elencou desafios à frente da Acieg | 19.03.14 - 17:34 Reeleita, Helenir Queiroz critica gestão do transporte público em Goiânia (Foto: Renan Accioly/Acieg)
Alexandre Parrode
 
Goiânia - A nova gestão da Associação Comercial e Industrial de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) tomou posse na última segunda-feira (17/3). Helenir Queiroz foi reeleita e segue na presidência da entidade até 2017.
 
Primeira mulher no comando da Acieg, Helenir é conhecida por sua postura extremamente profissional e firme. Em entrevista ao jornal A Redação, a empresária destacou os principais desafios e frentes de trabalho da nova gestão.

Transporte coletivo
Um dos principais temas abordados foi o problema do transporte coletivo de Goiânia. "A Indústria e Comércio é o maior usuário do transporte coletivo da capital. Os trabalhadores do setor são os mais prejudicados com a falta de gerência. Perdem uma, duas horas para chegar ao trabalho, o que, claro, afeta a produtividade do sistema", explica. 
 
Para Helenir, a questão deve estar acima da definição entre Prefeitura e Estado, que debatem apenas divergências partidárias. "Os representantes públicos precisam parar com essa 'queda de braço' para decidir de quem é a responsabilidade do transporte. É preciso que melhorias efetivas sejam feitas com um objetivo claro: melhorar a vida do cidadão", enfatiza. 
 
Como organização social, a Acieg pretende continuar na luta pelos direitos do contribuinte, bem como firmar-se como fiscal das ações do poder público. Helenir é enfatica ao dizer que "as autoridades precisam começar a olhar para o cidadão, que é quem paga os impostos e mantém o País. O governo é gestor do bem público e não comandante. Há uma grande diferença".
 
A presidente, quando perguntada sobre quais seriam, para ela, as soluções do transporte público, afirma que o problema da má gestão dos recursos é o que atrapalha o funcionamento do sistema. 
 
Segundo ela, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp) recebe somente R$ 1,95 dos R$2,70 cobrados por passagem. "A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) é toda bancada pelos passageiros. Folha de pagamento dos funcionários, o prédio, a estrutra física... Tudo", explica Helenir.
 
Além disso, todas as gratuidades - PNEs, Gestantes, Estudantes Obesos e Idosos - deveriam ser bancados pelos impostos que já são pagos hoje, mas são bancado pelo usuário. "O nosso transporte coletivo não tem um centavo de subsídio e os próprios usuários subsidiam a estrutura da Prefeitura. Não é lógico!", contesta.
 

(Foto: Renan Accioly)
 
Energia
Nesta nova etapa à frente da Acieg, Helenir elenca como o maior desafio para o crescimento da Indústria e Comércio, e também do País, a problemática da energia. "Existe uma bomba inflacionária no setor de geração de energia que, após as Eleições, vai estourar e afetar profundamente a distribuição no Brasil", enfatiza. 
 
Segundo ela, o Governo Federal não trata os assunto com clareza e tentar abafar a geração e consumo desta energia elétrica que, atualmente, é sete vezes mais cara do que deveria. "Em vez de pedir para que a população economize e use conscientemente o recurso, o governo Dilma, por questões eleitoreiras, negligencia o problema", alerta. 
 
O reflexo virá de todos os lados e terá consequências preocupantes no comércio e na indústria: "energia elétrica não é só aquela de casa. Energia elétrica é insumo de qualquer produto produzido pelo setor". 
 
Helenir frisa ainda que o problema em Goiás é mais grave. "Aqui nós temos um desafio particular. Nossa estrutura de distribuição de energia está sucateada. Não temos a menor condição de distribuir energia a todo o Estado e isso reflete na expansão industrial, que não é possível sem ela".
 
Divulgar o recém conquistado Código de Defesa do Contribuinte por todo o Estado é também outro desafio da nova gestão. Além dele, divulgar o projeto Menor Aprendiz também faz parte das principais demandas.  "Lutaremos por uma desburocratização do processo de contratação desses jovens. O projeto incentiva o trabalho, gera oportunidade e diminui problemas sociais, qualificando mão de obra", explica a presidente.
 
Política
Não é incomum ver presidentes de associações empresariais e representantes de organizações sociais saírem candidatos a cargos públicos. Aproveitando o ano de Eleições, a reportagem questionou a empresária se ela teria interesse em concorrer a alguma vaga na Assembleia ou mesmo no Congresso. A resposta foi instantânea: "Não tenho a menor vontade de ser candidata". 
 
Helenir explica que é uma questão de vocação e que nasceu para ser empreendedora, tem olhar mercadológico e voltado para o setor privado. "Eu gosto de empreendedorismo, não nasci nem para o Legislativo e nem para o Executivo", explicou.
 
Antes de terminar a entrevista, com muito bom humor, ela deu sua própria solução para o caos no transporte público na capital: "Privatizaria 100%. Faria igual com as telefonias e entregaria à iniciativa privada. Garanto: o serviçlo estaria melhor, mais barato e eficiente", arremata. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 26.07.2014 21:14 Saulo Segurado

    Parabéns pela excelente entrevista, Alexandre! Concordo plenamente com a Helenir. Precisamos rever a cadeia completa que envolve a logística do transporte em Goiânia. Grande abraço! Att, Saulo Segurado Expert em Sustentabilidade Empresarial http://www.saulosegurado.com/

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351