Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Previdência Social

Cresce 39% a emissão de carteiras de trabalho para estrangeiros em Goiás

Foram emitidas 214 autorizações em 2013 | 27.03.14 - 12:56
 
A Redação
 
Goiânia - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) emitiu 644 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para estrangeiros em 2013. Os números registram um aumento de 39% em relação a 2012 (463).
 
Segundo dados da Coordenação-Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, o Estado de Goiás tem atraído trabalhadores de diversas nacionalidades, entre elas, dos Estados Unidos da América (EUA), do Japão e do Reino Unido.
 
Foram emitidas 214 autorizações para estrangeiros trabalharem em Goiás, três vezes menos do que o número de CTPS, o que pode significar que o aumento se trata de estrangeiros casados com brasileiro(a) ou que tenham filho brasileiro, ou ainda, integrantes do Mercado Comum do Sul -  MERCOSUL.
 
“Muitas pessoas estão retornando ao Brasil e trazem seus parceiros estrangeiros. A maioria é jovem e está fugindo do desemprego da Europa, principalmente, Portugal e Espanha”, disse Eder Ignácio, Chefe da Seção de Relações do Trabalho da SRTE-GO.
 
O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites, avalia que o número de estrangeiros deve aumentar, pois o Ministério do Trabalho tornou mais célere à tramitação do pedido de autorização de trabalho a estrangeiros, disponibilizando o sistema Migranteweb.
 
Desde dezembro de 2013 os pedidos de autorização de trabalho a estrangeiros enviados pelo sistema Migranteweb poderão ser entregues no MTE eletronicamente, por meio da certificação digital. 
 
Com o novo procedimento, a empresa ou entidade encaminha a documentação digitalizada diretamente pelo sistema, tornando o processo do pré-cadastro totalmente digital. O uso da certificação digital reduz consideravelmente o tempo de análise dos processos proporcionando maior agilidade e segurança.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351