Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Negócios

Rio Verde lidera ranking goiano dos municípios exportadores

A soja foi o produto mais vendido em 2014 | 19.01.15 - 15:44 Rio Verde lidera ranking goiano dos municípios exportadores (Foto: reprodução/blogdaconexo.blogspot.com)
 A Redação

Goiânia -
 Localizada no sudoeste goiano, a cidade de Rio Verde (GO) fecha 2014 como o município goiano que mais vendeu para o mercado internacional, pelo segundo ano consecutivo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, no ano passado os valores chegaram a US$ 596,7 milhões, motivados principalmente pelas vendas de soja e seus derivados, milho, carnes e algodão. Rio Verde foi responsável por 8,55% do total das exportações goianas.
 
Grande produtora do minério sulfeto de cobre, Alto Horizonte (GO) ficou em segundo lugar no ranking dos municípios exportadores. O cobre é a matéria prima mais utilizada na fabricação de cabos e fios utilizados na transmissão elétrica e na telefonia, em razão da sua elevada capacidade de condução térmica.  Esses dois setores absorvem cerca de 45% da produção mundial. Os países asiáticos (China, Coreia do Sul e Índia) foram os principais compradores da produção goiana.
 
Barro Alto, Itumbiara, Anápolis, Palmeiras de Goiás, Mozarlândia, Luziânia, Goiânia e Ouvidor, completam, nessa ordem, o ranking dos dez maiores municípios exportadores de Goiás.
 
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, vice-governador José Eliton, garante que essa busca constante por novos mercados respalda o sucesso da balança comercial goiana. “Como podemos observar,  mais de ¼ dos municípios goianos já tem mercado no comércio mundial, fortalecendo as economias regionais”.
 
Novos exportadores
Em 2014, outras seis cidades goianas passaram a fazer parte do grupo de municípios que exporta para o mercado internacional. Águas Lindas, cidade do Entorno de Brasília, vendeu ceras vegetais para o Vietnã, país localizado no Sudeste Asiático. Já os confeccionistas de Itapuranga conseguiram colocar seus produtos no exigente mercado japonês. 
 
O algodão vendido para a China, Itália, Indonésia, Turquia e Taiwan garantiram as exportações de Montividiu. Completam o grupo Santa Bárbara, que exportou o minério titânio para a Argentina, e Vicentinópolis, que atendeu Arábia Saudita, Nigéria e Emirados Árabes com produtos da cana de açúcar.
 
Esses novos municípios exportadores buscaram mercado nas mais variadas regiões do mundo. Inseriram seus produtos na América do Sul, Europa, Ásia, África e Oriente Médio.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351