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Goiânia – Poucos setores da economia brasileira podem comemorar o desempenho que tiveram em 2014. O comércio eletrônico é uma destas categorias. De acordo com o levantamento da consultoria especializada em internet Conversion, os mais de 136 milhões de compras feitas on-line resultaram em um faturamento de R$ 43 bilhões no último ano.
O resultado do e-commerce no Brasil representa um crescimento de 26% em relação a 2013, quando foram comercializados cerca de R$ 34 bilhões.
Copa e Eleições não prejudicaram as vendas on-line, que tiveram valor médio de R$ 316.
Para o CEO da Conversion, Diego Ivo, um dos fatores de sucesso do comércio eletrônico foi o bom desempenho apresentado nas datas comemorativas, como o Dia das Mães, a Black Friday e o Natal. “Somente na Black Friday, por exemplo, o e-commerce ultrapassou a marca de R$1 bilhão em uma única data, um grande recorde do setor”, afirma.
Estatísticas
As cinco categorias de mercado que mais geraram negócios foram viagens e turismo, com 15% das vendas do setor. Os eletrodomésticos responderam por 14%, seguido por produtos de informática (11%), cosméticos, perfumaria e bem-estar (10%) e eletrônicos (10%). Já os cinco estados que mais realizaram compras foram, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Concentração de compras
Só o Estado de São Paulo é responsável por 50% do total de pedidos e responde por 45% da movimentação financeira nos sites de comércio eletrônico, um montante estimado em cerca de R$19,3 bi. Os fluminenses compraram pouco mais de R$ 6,2 bi e os mineiros, R$ 4,1 bi. Somados, os três estados mais habituados a compras online representaram 69% das vendas. “Descobrimos que as compras pela Internet estão diretamente relacionadas ao PIB de cada Estado”, analisa o CEO da Conversion.