Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Crescimento econômico

Medidas sustentáveis podem atrair novas indústrias para Goiás, diz pesquisa

Levantamento foi realizado pela Alfa | 07.07.15 - 17:44
A Redação
 
Goiânia –
O Estado de Goiás está entre as 10 maiores economias brasileiras, com um PIB que representa 2,48% do índice nacional. Goiás também superou a média nacional de crescimento, com um salto de 56,42% em seu PIB nos últimos anos. Na contramão desses números, um estudo aponta que o desenvolvimento atual não leva em conta questões ambientais e o esgotamento de recursos naturais.
 
O estudo feito pelo Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste (CPDR), das Faculdades Alves Faria (Alfa), ressalta que os métodos para o crescimento econômico do Estado não articula as potencialidades locais, nem leva em conta as fragilidades do bioma cerrado e do possível esgotamento dos mananciais, alertado no Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste.
 
A pesquisa mostra ainda, que o crescimento econômico sustentável pode ser a chave para atrair investidores, indústrias e acelerar o desenvolvimento econômico do estado de Goiás. A professora das Faculdades Alfa, Cintia Godoi, sugere alternativas que estimulem pequenas e médias indústrias a se instalarem no estado, por meio de incentivos fiscais, por exemplo, contribuindo diretamente na aceleração da elevação do PIB estadual.
 
Ela cita que, no Brasil, a política industrial ainda está relacionada aos financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e que, de acordo com relatório dos Recursos Financeiros apresentado em 2013, mais de 300 mil empresas foram beneficiadas por empréstimos e incentivos financeiros. Entretanto, a professora reafirma que é preciso mais esforço do Estado para que o desenvolvimento econômico também seja uma forma de alcançar melhorias socioambientais.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351