Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Primeiro semestre

PIB de Goiás apresenta uma das menores quedas do Brasil

Recuo foi de 1,0% | 01.10.15 - 19:25
A Redação

Goiânia -
 Divulgado nesta quinta-feira (1/10) pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, referente ao primeiro semestre deste ano, caiu 1,0%, em comparação com igual período do ano passado.

De acordo com o instituto, Goiás foi o Estado que apresentou um dos menores recuos, atrás apenas do Rio Grande do Sul (-0,9%). No período analisado, na média nacional que ficou em -2,1%.
 
O desempenho foi, segundo o instituto, influenciado pelo atraso no plantio das lavouras e as quedas da área plantada e da produtividade devido ao atraso do período chuvoso. No setor industrial, que teve queda de 1,7%, exceto a construção civil, todos os demais segmentos – indústria de transformação, extrativa e produção e distribuição de eletricidade, gás e água – contribuíram negativamente para a formação da taxa global da indústria.
 
O setor de serviços, que nos últimos anos vinha sustentando o crescimento econômico de Goiás, perdeu fôlego este ano, e acumulou dois trimestres de resultados negativos, devido ao recuo do movimento do comércio, dos transportes e até mesmo da prestação de serviços.
 
No primeiro trimestre deste ano, a taxa já tinha sido negativa em 1% e no segundo trimestre chegou a 1,9%. Já no fechamento do ano de 2014, a economia goiana cresceu 1,8%, enquanto a brasileira avançou apenas 0,1%. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351