Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Primeira votação

Câmara de Goiânia aprova cabeamento subterrâneo de energia

Projeto é do vereador Elias Vaz | 13.03.18 - 17:06 Câmara de Goiânia aprova cabeamento subterrâneo de energia (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia -
 O projeto de lei do vereador Elias Vaz (PSB) que obriga a prefeitura de Goiânia o a instalar cabeamento subterrâneo de linhas de transmissão de energia acima de 69 quilovolts, as chamadas redes de alta tensão, foi aprovado em primeira votação, por unanimidade, pelos vereadoers. O projeto segue para análise da Comissão de Obras e depois retorna para última votação em plenário.  
 
A proposta estabelece prazo de 20 anos para que as concessionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica façam a substituição, mas exige a troca anual de pelo menos 5% dos cabos, com previsão de multa em caso de descumprimento. “É um tipo de investimento que é mais caro no início, mas que traz benefícios a longo prazo. A cidade terá menos problemas com rompimentos de cabos, falta de energia e acidentes, sem contar a questão da poluição visual”, defende o vereador.
 
Segundo Elias, o cabeamento subterrâneo é realidade em vários países por questões de segurança, eficiência do serviço e estética. A proposta define que, no lugar dos postes removidos após a retirada do cabeamento aéreo, serão plantadas árvores como forma de melhorar a qualidade de vida da população e deixar a cidade mais bonita.
 
Em Goiânia, teve início há cinco anos um imbróglio envolvendo os moradores do Parque Anhanguera e a Enel Distribuição Goiás, que comprou a Celg D. Na semana passada, a justiça suspendeu liminar que autorizava as obras da instalação da linha de transmissão Carajás-Atlântico-Campinas na região. Os moradores alegam que o local escolhido para implantar a rede de alta tensão não está a uma distância segura das edificações. Temem acidentes e a desvalorização dos imóveis.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351