Pela 3ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Internacional

Nasa divulga primeiras fotos de Marte feitas pelo robô Curiosity

Confira as imagens Nasa divulga primeiras fotos de Marte feitas pelo robô Curiosity (Foto: NASA/JPL-Caltech)


Brasília - A agência espacial dos Estados Unidos, Nasa, já divulgou em seu site as primeiras fotos de Marte feitas pelo jipe-robô Curiosity. A nave que levava o robô pousou com sucesso em uma cratera do planeta vermelho na madrugada desta segunda-feira (6/8). O pouso é parte de uma missão não tripulada que estudará detalhadamente a possibilidade de ter havido vida no planeta.

Com a confirmação do pouso na cratera, de 154 quilômetros de diâmetro, a equipe da Nasa em Pasadena, na Califórnia, celebrou o sucesso inicial da missão na qual muitos já trabalham há cerca de dez anos.


(Fotos: NASA/JPL-Caltech)

A descida pela atmosfera do planeta, após uma viagem de 570 milhões de quilômetros, foi chamada de "sete minutos de terror" em decorrência das manobras de elevado risco que reduziram a velocidade da nave permitindo que as rodas do jipe-robô tocassem a superfície da cratera suavemente.

O veículo deve executar a primeira fase de sua missão em 98 semanas, mas a expectativa é que continue suas pesquisas por cerca de uma década. Geradores de plutônio têm capacidade de fornecer calor e eletricidade por pelo menos 14 anos para a missão. É um sistema de geração de energia diferente do de outras missões que contaram com painéis de energia solar.


Engenheiros comemoram aterrissagem da nave que levou o robô a Marte (Foto: NASA/JPL-Caltech)

Pesquisa
O jipe-robô está equipado com ferramentas que podem, entre outras coisas, perfurar rochas e coletar amostras de materiais do planeta. Os estudos começarão em uma montanha localizada no interior da cratera. Ele irá subir a montanha e estudará as pedras sedimentadas ali ao longo de bilhões de anos.

O veículo buscará indícios de substâncias que possam ter sido propícias à vida em Marte. Indícios da presença de água no passado de Marte foram detectados em estudos anteriores, feitos a partir de imagens do local.

A missão que enviou o Curiosity a Marte custou US$ 2,5 bilhões. (Agência Brasil/BBC Brasil)


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
(62) 9956-7336