Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fora da SSP-GO

Adriana Accorsi deixa comando da PC para assumir secretaria municipal

| 04.01.13 - 09:47 Adriana Accorsi deixa comando da PC para assumir secretaria municipal

Michelle Rabelo
atualizado às 11h20

Goiânia
- Oficialmente fora do comando da Polícia Civil (PC), a delegada Adriana Accorsi assumiu às 10 horas desta sexta-feira (4/1) a Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Goiânia. A notícia foi confirmada de manhã pelo governador em exercício, José Eliton (DEM) e Adriana compareceu à solenidade de posse do primeiro escalão de secretariado do Paço, realizada também nesta sexta. 

Segundo informações da assessoria da PC, enquanto Adriana Accorsi tomava posse junto a outros secretários no paço municipal, o secretário Estadual de Segurança Pública e Justiça (SSPJ), Joaquim Mesquista, se reunia com José Eliton à portas fechadas, no Palácio das Esmeraldas. Até então, nenhuma decisão será tomada e o delegado adjunto da PC, João Carlos Gorski, assumirá interinamente o cargo de diretor-geral. A decisão definitiva só será tomada quando o governador Marconi Perillo voltar de férias, dia 14/1.

João Carlos Gorski tem 21 anos de carreira na polícia, sendo 13 anos em Goiás. Atuou na regional de Formosa, foi chefe da Inteligência da Polícia Civil, coordenou o Grupo de Repressão ao Crime Organizado e liderou a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo informações da equipe de Adriana, a delegada se reuniu na noite de quinta-feira (3/1) com o prefeito Paulo Garcia (PT). Durante o encontro foi feita a proposta para que Adriana Accorsi assumisse a Secretaria de Defesa Social, sendo que a resposta teria que ser dada naquele momento. A equipe fez questão de ratificar que nada tinha sido falado até a reunião de quinta-feira (3/1) e que Adriana foi surpreendida.

Greve e chacina
No comando da Polícia Civil (PC) desde 25 de novembro de 2011, a delegada Adriana Accorsi completou a lista de mudanças feitas pelo governador Marconi Perillo na Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ), na época sob o comando do secretário João Furtado Neto. 
 
Na ocasião, Adriana Accorsi deixou a Superintendência de Direitos Humanos para assumir a PC, antes comandada por Edemundo Dias. Na mesma época, Edson Costa Araújo passou a responder pela Polícia Militar (PM) e Edemundo Dias assumiu a Agência de Execução Penal (Agsep).
 
A dança de cadeiras aconteceu devido aos alto índice de violência registrado no Estado. De janeiro à novembro de 2011, um total 440 homicídios haviam sido registrados na capital, número que se aproximou do recorde histórico, contabilizado em 2008, quando aconteceram 443 homicídios em Goiânia.
 
Desde que assumiu a PC, Adriana Accorsi defendeu uma gestão humanista e mantinha o discurso de que havia sido chamada para uma missão que nenhum policial poderia negar. Enfrentou greve da categoria, que paralizou os trabalhos nas delegacias por 26 dias, e também foi abalada pela perda de colegas de profissão, que morreram no acidente de helicóptero durante a apuração da Chacina de Doverlândia, que teve o inquérito final apresentado justamente na quinta-feira (leia aqui), o último trabalho comandado por Accorsi na PC.   
 
Currículo
Nascida na cidade de Itapuranga, interior do Estado, Adriana Accorsi é tem 39 anos e está na Polícia Civil a 12 anos. Filha do secretário Municipal de Assistência Social Darci Accorsi, ela é formada em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Ciências Penais.
 
Trabalhou em várias delegacias de cidades do interior goiano como Nazário, Turvânia, Bela Vista e  Cristianópolis. No ano de 2003, foi promovida a Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai), onde permaneceu por oito anos. Em 2011 assumiu a Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria da Segurança Pública de Goiás.


Aguarde mais informações.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 04.01.2013 22:37 Moisés Moreira dos Santos

    Vejo com ótimos olhos a Dra. Adriana Accorsi que é delegada, a frente desta secretária que até agora não vingou, espero também que o município assuma a responsabilidade de participar da segurança pública, efetivamente e não só colocando lâmpada nas ruas, pois ela dispõe de condições para atuar amplamente, neste tema que tanto assola os goianienses.

  • 04.01.2013 18:55 Otoniel de Sousa Morais

    Parabéns a nova secretaria e seja bem vinda a guarda civil municipal de Goiânia! Esperamos que possa fazer uma excelente gestão frente a segurança pública municipal.

  • 04.01.2013 12:34 JUNIO DE SOUZA MORAES

    PARABÉNS SEJA BEM VINDA, E UM SATISFAÇÃO TER UMA PROFISSIONAL EXPERIENTE E GABARITADA COMO VOSSA SENHORIA, EM ESPECIAL A GUARDA MUNICIPAL CONTA MUITO COM SUA AJUDA, E COM CERTEZA CRESCERÁ MUITO NA SUA GESTÃO. ABRAÇOS!

  • 04.01.2013 12:23 flavio almeida

    gostaria de parabenizar a doutora Adriana por aceitar estar a frente desta tao importante secretaria, esperamos que ela tenha um ótimo trabalho e que possa fazer com que a guarda municipal se desponte no senário da segurança publica. parabenss

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351