Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luto

Mauro Borges morre em Goiânia, aos 93 anos, de falência múltipla de órgãos

| 29.03.13 - 09:03 Mauro Borges morre em Goiânia, aos 93 anos, de falência múltipla de órgãos Mauro Borges morreu de falência múltipla dos órgãos aos 93 anos (Foto: divulgação/Governo de Goiás)
Atualizada às 16h35

A Redação
 
Goiânia - O ex-governador de Goiás Mauro Borges Teixeira morreu às 6h10 desta sexta-feira (29/3), em Goiânia, de falência múltipla dos órgãos. Filho do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, Mauro Borges tinha 93 anos e estava internado na UTI do Hospital Anis Rassi há 14 dias, período no qual lutou contra complicações de uma pneumonia. Ele respirava com ajuda de aparelhos.
 
O corpo do ex-governador, o corpo de Mauro Borges foi velado no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas. Após uma missa, o corpo do ex-governador foi levado pelo carro aberto do Corpo de Bombeiros para o Cemitério Jardim das Palmeiras, onde foi sepultado às 18 horas.
 
Políticos
 

O governador Marconi Perillo, acompanhado da primeira-dama, Valéria Perillo, chegou ao velório por volta das 16 horas. Após cumprimentar os familiares do ex-governador, Marconi concedeu entrevista coletiva. Ele afirmou que perdeu o seu "referencial político" com a morte de Mauro Borges. 

Em função do feriado prolongado e de viagens, poucos políticos marcaram presença no velório de Mauro. Entre os que compareceram está o secretário-chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha.
 
Pela manhã, também estiveram no velório o ex-deputado e procurador do estado Olimpio Jayme, coronel Eurides Curvo e Almir Turisco de Araújo, vice-governador de Goiás durante o governo de Mauro. 


Familiares, amigos e políticos foram ao velório no salão D. Gercina Borges (Foto: João Unes)


Família
"O mandamento de Deus pede para amar ao próximo, mas meu pai fez isso por atacado." É o que afirma Ubiratan Estivallet Teixeira, de 66 anos, filho mais velho do ex-governador de Goiás, Mauro Borges, que faleceu na manhã desta sexta-feira (29/3). Emocionado ao falar com a reportagem do jornal A Redação, Ubiratan também  lembra de como o pai era na política. "Ele deixou várias obras. Trabalhou de forma honesta e produziu muito para Goiás."

Neto do ex-governador, Mauro Borges Teixeira Neto, 40 anos, conta que o avô sempre valorizpu a família por perto. "Eu não poderia ter tido um avô melhor. Sempre presente, ele gostava de ter os netos por perto", diz. "Ele amava contar histórias. Se sentia bem fazendo isso", complementa.

Mauro Borges Neto também ressalta que, mesmo sem ter vivido durante o governo do avô, sabe da sua importância para o Estado. "Hoje, mesmo depois de tantos anos, as coisas que ele fez ainda são notícia", comenta. "Eu não vivi naquela época, mas sei de cada detalhe graças às histórias que ele contava."
 
Em março do ano passado, Mauro Borges também se internou para tratamento de uma pneumonia. Nos últimos anos, o político lutava contra o mal de Alzheimer.
 
História
Mauro Borges Teixeira nasceu em 1920, em Rio Verde (GO). A trajetória política teve início em 1958, quando foi eleito deputado federal. Dois anos depois, venceu a eleição para governador de Goiás. Com administração considerada como estruturante, foi durante o mandato de Mauro Borges que foram criadas instituições estaduais como a Iquego, Osego, Cerne, Crisa e Metago.
 

Mauro Borges discursa na Praça Cívica enquanto era governador de Goiás (Foto: Arquivo Jornal do Brasil)
 
Perdeu o cargo em 1964, quando foi derrubado pela ditadura militar e decidiu trabalhar como corretor. No ano seguinte teve os direitos políticos cassados e foi preso no Rio Grande do Sul. Ele só foi anistiado 13 anos depois, em 1979. No final da década de 70, assumiu a presidência regional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que deu origem ao atual PMDB.
 
Após a renúncia de Jânio Quadros à presidência da República em 1961, os militares não queriam que o vice João Goulart assumisse o cargo. Mauro Borges apoiou o movimento da cadeia pela legalidade encabeçado por Miguel Arrais e Leonel Brizola.
 
Mauro Borges foi eleito senador em 1982 e quatro anos depois, após romper com o PMDB, disputou o governo do Estado pelo Partido Democrata Cristão (PDC), mas perdeu para Henrique Santillo. A despedida da carreira política veio em 1994 em após o fim do mandato de deputado federal pelo PDC.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 29.03.2013 20:43 Petronio Maia Vieira do Nascimento e/Sá

    Consternados pêsames à Família, ao Estado de Goiás e a Nação pela partida de Mauro Borges Teixeira;Governador, Homem Público, Político e Estadista,revelado em GO ao Brasil, que pouco soube aproveita-lo...(Cel Ex,colega turma graduação e Estado Maior.Foi 1ºPres.do Instituto Desenvolvimento Agrário de GO(IDAGO - 1962-1964)

  • 29.03.2013 11:12 Tarion Motta

    O maior de todos os goianos.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351