Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Brasília

Manifestantes ocupam a cobertura do Congresso Nacional

Luzes foram apagadas para impedir invasão | 17.06.13 - 19:22 Manifestantes ocupam a cobertura do Congresso Nacional Manifestantes ocupam a frente e o teto do Congresso Nacional (Foto: Agência Brasil))
Brasília - Manifestantes que ocuparam a frente do Congresso Nacional, em Brasília, nesta segunda-feira (17/6) tentaram entrar no prédio pela rampa principal de acesso ao Parlamento. Como a polícia barrou o acesso, alguns protestantes subiram no teto do Congresso. 

A Polícia Militar estima que o protesto reúne cerca de 10 mil pessoas. Depois de ocuparem parte da Esplanada dos Ministérios no final da tarde, os manifestantes da "Marcha do Vinagre" desceram para o gramado em frente ao Congresso quando estavam ao lado do Palácio do Itamaraty.

Às escuras
Por ordem da Polícia Legislativa, as luzes internas do Congresso Nacional foram desligadas e jornalistas e servidores trabalham às escuras. Segundo informações de funcionários da Câmara, o objetivo é dificultar a ação dos manifestantes, que já quebraram o vidro de uma das janelas da sala da primeira vice-presidência e podem invadir o interior do prédio.
 
Uma comissão de três senadores se reuniu com lideranças do movimento, mas não houve avanços nessa conversa. Na entrada do Congresso, não há efetivo de segurança suficiente para conter o grupo, se houver decisão de invadir o prédio. Apenas policiais legislativos estão presentes e tentam fazer uma barreira humana na porta do prédio. 
 
O grupo de manifestantes que ocupou a cobertura do prédio do Congresso Nacional quebrou um dos vidros do prédio com uma pedra. Seguranças se posicionaram no local para impedir que os manifestantes invadam o interior do prédio.
 
O presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), ligou para o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, pedindo reforço na segurança. Ficou acertado com a Secretaria de Segurança que haveria monitoramento dos acontecimentos e só depois seria aumentado o efetivo.


Logo que chegaram ao Parlamento, ocuparam o espelho d'água localizado em frente à principal rampa de acesso. Um dos organizadores do protesto, o vestibulando Wellington Fontenelle, no entanto, tenta convencer os manifestantes a não subirem a rampa de acesso ao Congresso.

Várias reivindicações são feitas nesse protesto, com lemas como "Fora Renan" (senador Renan Calheiros - PMDB/RN, presidente do Senado) e "Fora Feliciano" (deputado Marco Feliciano - PSC/SP, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara); crítica à PEC 37 (que limita poderes de investigação do Ministério Público) e solidariedade aos protestos no restante do País, principalmente em relação a São Paulo, pela redução da tarifa do transporte público. Policiais fazem uma linha de proteção ao prédio do Congresso e usam veículos da própria guarnição. Há policiais militares e das polícias legislativas. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.06.2013 11:20 Alvaro

    Vândalos ou Manifestantes? O mais curioso que podemos observar é que em qualquer parte do mundo pessoas que realizam uma forma de ação, ou uma forma de ativismo, ou ainda, um desfile, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de algo ou alguém, esses são considerados manifestantes. Já aqui no Brasil esses, são denominados vândalos. Para quem não sabe, os Vândalos eram uma tribo germânica oriental que penetrou no Império Romano durante o século V e criou um estado no norte da África, centralizado na cidade de Cartago. Aos críticos e contras de plantão, suas opiniões obviamente são respeitadas, porém, elas não são levadas em consideração, pelo menos por mim. Não somos contra o futebol, ou a Copa das confederações, ou o Mundial que estar por vir, somos contra o descaso, contra a corrupção desgovernada, contra a impunidade que vem aumentando a cada dia, onde matar e roubar já esta se tornando comum. Se ir as ruas e revindicar o que é nosso por direito for vandalismo, então meu caro, somos Vândalos, esses mesmos vândalos que levantam ainda cedo, bem antes do sol nascer para ir trabalhar. Esses vândalos que enfrentam horas na fila para conseguir entrar em um ônibus ou em um metrô lotado, sujeito a passar por constrangimentos dos ''esfrega esfrega'' dos aproveitadores. Esses vândalos que dormem na fila de um hospital para conseguir um atendimento, ''não se preocupe, é apenas uma virose''. Esses vândalos que são obrigados a conviver com bandidos e criminosos fazendo a festa, roubando, matando e estrupando, e vocês criando bolsa auxilio. Se de tudo ainda você concorda em ficar calado, me perdoe, mas você também faz parte dessa corja que deveria ser b anida do país. Bem vindo a história... A.L. Brini

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351