Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tradição

Governo transfere capital para Cidade de Goiás

Evento marca 286º aniversário do município | 26.07.13 - 09:25
 
A Redação
 
Goiânia - A capital do Estado foi transferida, na manhã desta sexta-feria (26/7), para a cidade de Goiás. O governador Marconi Perillo, secretários de Estado e representantes dos poderes Executivo e Legislativo participaram da cerimônia e permanecem na cidade, onde cumprem extensa programação.  O ato também marca a comemoração do 286º aniversário do município.
 
A tranferência de capital é ma tradição que acontece desde 1983 e foi instituída pela Lei 9.314 de 21 de junho de 83, no Governo Mauro Borges. Entretanto, em 1988, veio a Lei 10.460, que em seu artigo nº 346, determinou que a data seja feriado em todos os órgãos públicos do Estado.
 
Programação
A programação teve início às 9h40, com a solenidade de instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público Estadual. 
 
Logo após, o governador Marconi Perillo, autoridades locais e dos demais poderes participam de inaugurações, promovem despachos e atendimentos à população da região até o final do dia, quando se encerra a transferência.
 
O professor, historiador e chefe do Gabinete de Gestão do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Nars Chaul, frisa a importância desse retorno à antiga capital do Estado, iniciada no Governo Mauro Borges, filho do fundador de Goiânia e promotor da mudança da capital, Pedro Ludovico Teixeira. 
 
“A cidade de Goiás é uma espécie de cordão umbilical para nós, é nosso berço, é a fonte das nossas raízes históricas, culturais, político- administrativas e econômicas”, ressalta Chaul. Ele avalia ainda que a mudança ganhou uma ressignificação depois que a cidade recebeu, em 2001, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

Confira programação completa:
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351