Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Líder de audiência

Silvyê Alves é eleita melhor repórter da região Centro-Oeste

Veja entrevista com a âncora do Record Goiás | 23.12.13 - 13:27 Silvyê Alves é eleita melhor repórter da região Centro-Oeste (Foto: Record Goiás)
Adriana Marinelli

Goiânia -
Foram anos de muito trabalho e dedicação até chegar ao Goiás Record. Silvyê Alves, editora e âncora do telejornal da Record, deu seus primeiros passos no jornalismo ainda aos 16 anos. Natural de Goiânia, foi morar com a família em Palmas (TO), onde deu início ao seu primeiro trabalho em emissoras de TV. Foi apenas o início da carreira de uma profissional que se tornaria mais tarde uma das mais competentes jornalistas do Brasil.

Mãe de uma filho de 4 anos, Silvyê, hoje com 33 anos, se diz apaixonada pela vida e pela sua profissão. Como toda profissional, espera evoluir mais e alcançar ainda mais conquistas. O reconhecimento do trabalho aparece de várias formas, seja por meio de elogios ou de enquetes, como a do site melhoresdotelejornalismo.com, onde Silvyê disputou com outras quatro jornalistas a categoria “Melhor Repórter da Região Centro-Oeste”. Com quase 38% dos votos, a apresentadora do Record Goiás ficou a frente de Giovana Dourado, da TV Anhanguera, e de Narla Aguiar, da Record de Brasília.

Audiência
Apresentado por Silvyê e Carlos Magno, o noticiário noturno da Record Goiás ganha a cada dia maior espaço junto aos telespectadores. O Goiás Record mostrou toda a sua força no último dia 13 de novembro quando, segundo dados consolidados do Ibope, bateu seu recorde anual de audiência: 18 pontos de média, alcançando a vice-liderança isolada.

No mesmo horário, a TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo) alcançou 20 pontos e a TV Serra Dourada (afiliada do SBT), 9 pontos. No período entre 20h15 e 20h30, o Record Goiás atingiu cerca de 120 mil telespectadores e venceu a novela das 19h da Globo, Além do Horizonte,  no período entre 20h15 e 20h30.

Simpática e bastante comunicativa, Silvyê, que fala quatro idiomas e já morou em quatro países, recebeu a reportagem do jornal A Redação na sede da Record em Goiânia e falou um pouco da carreira, dos desafios e dos seus sonhos.

Confira a entrevista completa:

Jornal A Redação - Quando e como foi seu primeiro contato com emissoras de TV?
Silvyê Alves: Meu primeiro contato com televisão foi aos 16 anos, em Palmas (TO), e  foi com a TV Record. Minha mãe tinha se mudado para o Tocantins para trabalhar. Eu precisava de um emprego e me chamaram para ser telefonista da Record local, a TV Lajeado. Um dia pediram para eu começar a gravar comerciais e eu fui. Não ganhava nada para fazer isso, mas eu achava legal e fazia, achava aquilo o máximo. Quando eu tinha 17 anos, passei a trabalhar na equipe de um programa sertanejo chamado Nosso Rancho, Nossa Vida. Eu também era telefonista e fazia o trabalho de produção.

E como surgiu o jornalismo na sua vida?
Um certo dia, a TV Real, que era o SBT lá no Tocantins, estava procurando funcionários para todas as áreas. Fui tentar um emprego de telefonista para uma amiga. Fui falar com o diretor e quando eu me apresentei, ele já me chamou para fazer um teste. Fiquei assustada e disse que meu negócio era atrás das câmeras. Cheguei lá no SBT para fazer o teste e tinha também uma ex-miss Palmas concorrendo a vaga. Ela era bem bonita, toda fina e eu toda humilde. Tive que pegar um blazer da minha mãe e grampear atrás para me servir. Na época, a Sandra Annenberg apresentava o telejornal sozinha, então comecei a observá-la. Fiz o teste e não errei nada. Mais bonita que eu ela era, mas ela errou demais. Passei no teste e passei a apresentar o Noticidade.

Como você foi ganhando espaço nas emissoras locais e como foram surgindo novas propostas?
Nesse tempo, aos 17 anos, eu já falava inglês. Fui fazer uma matéria do Rally Internacional dos Sertões pela TV Real, do SBT. O Rogério Silva, que já foi um grande apresentador aqui do Bom Dia Goiás e era o atual diretor da TV Anhanguera em Palmas, me viu entrevistando em inglês e gostou. Ele pediu para que eu fosse lá para gente conversar. Eu tive um problema com o SBT e pedi demissão, momento que fui lá na Anhanguera para conversar com eles. Me fizeram uma proposta para eu cobrir a licença maternidade de uma menina, a Regina, no Jornal do Almoço. Essa menina voltou de licença, mas eu continuei no durante dois anos e meio. Vim passar férias em Goiânia, eu já tinha 18 anos. A Márcia Elizabeth, que morreu recentemente, me viu e descobriu que minha mãe era amiga dela. Eu ganhava pouco mais de R$ 500 no Tocantins e ela me fez a proposta de R$ 2,5 mil. O Jackson Abrão me ligou e disse para eu não ir e acabou me oferecendo o Globo Esporte, mas muita gente me disse que eu não combinaria com o perfil do programa. Acabou que fui para Minas Gerais para apresentar o MGTV segunda edição, fiquei quatro anos lá.


Você trabalhou, ainda muito nova, fora do Brasil. Como foi essa experiência?
No terceiro ano em Minas Gerais, eu conheci um amigo da minha mãe que, na época, era diretor de engenharia da Rai TV, estatal do governo italiano. Eu tinha muita vontade de ir para fora do país e, um certo dia, pedi para que ele arrumasse um estágio lá pra mim. Conversei no meu trabalho e fui para a Europa ser estagiária em 2006. Cheguei lá para ser estagiária na edição de texto. Fiquei um ano e meio ralando, inclusive aos sábados e domingos. Eu nunca ficava só numa função. Com um ano e meio de casa, me contrataram como editora. Nesse tempo, eu comecei a trabalhar com a Lotto, aí eu comecei a cobrir todos os torneios de tênis do mundo.


Silvyê durante o tempo que trabalhou na Rai TV, na Itália (Foto: arquivo pessoal)

Quando você voltou ao Brasil e quando passou a integrar a equipe da Record Goiás?
Eu engravidei enquanto estava fora do Brasil, mas voltei para Goiânia em 2011. Hoje meu filho, que é um verdadeira príncipe, está com quatro anos. Quando voltei para Goiânia, tive a sorte de ser chamada para vir para a Record, onde comecei a apresentar o Direto da Redação. Na época, era um jornal que noticiava mais coisas nacionais, era um jornal que exigia muito de mim, muito difícil. Eu tinha que comentar sobre coisas nacionais, muito complicado mesmo. Fiquei seis meses no Direto da Redação, mas sempre querendo fazer bancada.

E você enfrentou alguma dificuldades nesse período?
Com meu filho pequeno, na época prestes a completar um aninho, eu não conseguia dormir direito. Eu falei para a equipe que, se eu não trocasse de horário, eu não conseguiria ficar na Record. Tive a sorte que a Vanessa, então apresentadora do jornal da Record, foi contratada em Brasília. Aí surgiu a vaga para trabalhar ao lado do Carlos Magno. E deu mais certo ainda porque a Manuela Queiroz estava doida para vir embora do Pará. Foi aí que ela assumiu o Direto da Redação. Quando me disseram que eu iria apresentar com o Magno, eu amei.

E como foi a preparação para fazer do Goiás Record, um dos jornais locais mais assistidos?
Nós, eu e o Magno, conseguimos criar uma identidade, o jornal tem a nossa cara. As pessoas gostam da gente! Estamos muito próximos de virar a maior audiência da Record. No jornalismo, nós já somos a maior audiência da emissora. A maior audiência regional da Record é o nosso jornal. As pessoas querem saber de notícias, dos números da violência, mas também querem ver coisa bonitinha. Nossa produção voltou a se preocupar com essas matérias de comportamento. Fazemos o que o povo gosta de assistir, é por isso que temos tantos telespectadores fiéis.

Nos últimos meses você ganhou um grande espaço no Cidade Alerta, apresentado pelo Marcelo Rezende. Durante suas participações, acontecem algumas brincadeiras, às vezes até inusitadas. Como começou isso? É mesmo espontâneo?
É tudo espontâneo. Foi muito bom começar a participar ao vivo do programa com o Marcelo. Me pediram para fazer essa participação quando o repórter Teo Taveira saiu, eu fui e adorei. Desde o primeiro dia que eu entrei ao vivo no Cidade Alerta eu já caí na brincadeira do Marcelo. Aí, no dia seguinte, ele pediu minha participação novamente, no terceiro dia também, e foi indo. Já participei do programa lá em São Paulo. O Cidade Alerta é um programa e não um jornal, as pessoas têm que entender isso. Como todo o programa, tem brincadeira e tem a parte que fala sério. É esse o diferencial. Estou achando muito bom. O pessoal me reconhece, pede para tirar foto e isso é muito gostoso.

Confira o vídeo:


 
O que você tem a dizer sobre todo esse carinho recebido? Nas redes sociais você tem, inclusive, fã clube. Como você vê esse carinho? Você esperava que isso acontecesse?
Tenho mesmo esse fã clube, são as Silvyetes (risos). São três meninas, de Estados diferentes, que me perguntaram se poderiam criar o fã clube. Claro que respondi que sim. Eu sou uma pessoa que conversa com todo mundo, inclusive na internet. Muitas pessoas acham que é fake, mas sou eu. Posso até não responder na hora, mas depois vou lá e dou o retorno. Essas meninas do fã clube têm, inclusive, meu contato no aplicativo WhatsApp. Elas são melhores que assessoras, tiram fotos de todos os ângulos. Adoro esse carinho. Nunca esperei ter essa popularidade. É tudo muito novo para mim, mas estou adorando essa surpresa. Eu acho que estou no caminho certo, acho que tem que ser assim. Quem está em comunicação e não tem essa característica, não vai para frente. O Oloares (Ferreira), por exemplo, essa fama que ele tem, não é à toa. As pessoas choram quando encontram com ele.

Muitas conquistas já vieram, mas o que você espera daqui pra frente no campo profissional?
Meu sonho, desde que eu tinha 21 anos, sempre foi trabalhar em São Paulo. Espero que, nos próximos anos, eu tenha essa oportunidade de trabalhar lá, fazendo bancada, fazendo esse trabalho que eu realizo aqui. Seria maravilhoso se eu pudesse fazer em São Paulo um telejornal como o Goiás Record. Mas isso são planos para o futuro.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 26.05.2015 03:21 claudio

    adoro você acho uma grande reporte e muito bonita a mais bonita da record gatona

  • 03.02.2015 22:42 MARIA HELENA FERREIRA

    SILVYE ALVES QUERO TE REPORTAR PARA VOCE QU8 NO DIA 03.02.15, O APRESENTADOR FALOU COM SR. DA CELG QUE QUEM NAO ATIGIR 100KWH NÃO E TARIFA VERMELHA E TUDO MENTIRA DO SR. DA CELG A MINHA FATURA VEIO COM 91KWH E VEIO COM BANDEIRA VERMELHA E PAGUEI 1.20 REAIS E TUDO MENTIRA QUERIA QUE VOCEIS INDAGASSE ESSSE PORQUE ISTO TA ACONTECENDO E TUDO MENTIRA, QUE VERGONHA E UM SR DE MEIA IDADE MENTINDO DISCARADAMENTE PARA A POPULACAO, OBRIGADA E DESCULPE, ESPERO RESPOSTA. ATT.: MARIA HELENA FERREIRA

  • 23.12.2014 00:33 José Gerlandio da Silva

    Sou fã dessa jornalista Silvyê Alves, ela é linda e muito gostosa. Será que também é carinhosa?

  • 01.12.2014 20:09 JOSE ELIAS VIEIRA

    gostaria vc com vecaxe comjgo pelo face sp

  • 01.12.2014 20:06 jose elias vieira

    bpa boie sil vier gostaria que vc ebtra xe meu facebook jose elias vieira sp

  • 30.10.2014 19:35 Marcos Antonio Faria

    Olá pessoal, não tem inveja de ninguém, mas quem tem Silvyê ao seu lado, tem o mundo em suas mãos. Silvyê, você alem de linda é de uma enorme competência. Bjs e abraços.

  • 31.05.2014 23:44 rafael andrade

    Veio para Minas Gerais para apresentar o MGTV 2a edição ficou 4 anos e nem ao menos disse em q cidade foi isso? ora, fiquei curioso, BHte eu sei q não foi pois eu saberia. E todo mundo deveria ter uma mãe como a dela com todos esses bons contatos, q Deus a conserve!

  • 22.05.2014 21:34 Leonor Loureiro

    Silvyê Alves vc é um orgulho para nós goiano parabens, além de vc ser uma excelente apresentadora é muito linda, beijo DEUS TE ABENCOE TE ASSISTO TODAS AS NOITE. ASS:LEONOR LOUREIRO NIQUELÂNDIA GOIAS.

  • 04.05.2014 03:37 DOMINGOS ALVES

    Silvyê Alves, para além de simpática e bonita, dou-lhe os parabéns pelo seu trabalho como jornalista. Gosto do Brasil. Ainda este ano estive em Goiánia e Santa Helena. Um beijo,

  • 26.12.2013 20:05 Gil Correia

    Grande Silvyê, eu sempre dizia a ela que ela iria ganhar o mundo, não pelo rosto bonito, mas sim pela competência que tinha e o tempo mostrou isso.Desde o tempo que que apresentou o Globo Esporte aqui em Gurupi, quando eu era editor e posteriormente no Jornal Anhanguera, edição do almoço. Parabéns menina, que Deus te abençoe. Gil Correia

  • 23.12.2013 21:53 CLAUDINEI

    A mais linda tbm né....

  • 23.12.2013 14:29 Antônio José de Assis

    Prezada Silvye, Sou seu fã, assisto o Goiás Record sempre que estou em casa, li esta entrevista e passei a te admirar mais ainda, que bela carreira, torço para você conseguir seus sonhos que é de vôos mais alto, siga em frente e parabéns. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações. Um abraço.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351