Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiás

Marconi reúne comando da Segurança para avaliar metas de redução de crimes

Encontro ocorreu no Palácio Pedro Ludovico | 17.04.14 - 14:49 Marconi reúne comando da Segurança para avaliar metas de redução de crimes (Foto: Wagnas Cabral)
A Redação

Goiânia -
O governador Marconi Perillo se reuniu, na manhã desta quinta-feira (17/4), com o alto comando da Segurança Pública para avaliar o cumprimento das metas de redução dos índices de criminalidade no Estado. O encontro foi realizado no 10° andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Participaram da reunião os comandos militares das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, o Delegado-Geral do Polícia Civil, João Carlos Gorski, e o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito.

Na reunião, com 1 hora e 10 minutos de duração, foram apresentadas as estatísticas criminais referentes ao 1º trimestre de 2014. Pelos números apresentados, 20 regionais bateram as metas de redução de ocorrências, duas ficaram estáveis e 14 ficaram aquém da meta estabelecida no ano passado. A reunião serviu para que os comandos apresentassem a estratégias que serão adotadas para cumprimento das metas pactuadas.

Os comandos regionais de Goiânia e de Rio Verde, duas das 14 cidades que não bateram a meta, tiveram a oportunidade de apresentar seus planos estratégicos. Cada comandante pode expor detalhadamente ao governador e à cúpula da Segurança Pública as estatísticas oficiais, os planos estratégicos e onde se concentram as manchas criminais, com número de casos de homicídio, horário e dias da semana mais propensos à prática de crimes.


(Foto: Wagnas Cabral)

Capital
Em Goiânia, conforme balanço apresentado, foram registrados 12 homicídios no 1º trimestre de 2014, sendo que a meta pactuada era 7. Os 12 homicídios foram registrados no Centro (5), Vila Abajá (2), Coronel Cosme (1), Santa Helena (1), Setor Sul (1), Vila São José (1) e Esplanada do Anicuns (1).

Na Capital, sexta e sábado são os dias da semana em que mais são registrados homicídios, especialmente entre 18h e 6h. No período, a Polícia Militar prendeu 96 foragidos da Justiça que perambulavam pelo Centro de Goiânia e foram feitas 6.700 abordagens de pessoas no 1º trimestre de 2014.

Entrevista
Em entrevista coletiva, o governador Marconi disse que o Estado está testando um método moderno, que envolve o uso de tecnologia, para identificação das manchas criminais e definição das estratégias para redução dos índices de criminalidade, envolvendo uma ação integrada das polícias militar e civil.

Segundo ele, ficou decidido que passará de 16 para 18 o número de Regiões Integradas de Segurança Pública, para equiparar ao mesmo número da estrutura operacional da Polícia Civil.


(Foto: Wagnas Cabral)

Marconi disse também que, em reunião dele com o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, ficou estabelecido que ambos vão procurar o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, para uma interação ainda maior do Estado com a administração municipal, em função de que vários crimes apontados no Centro de Goiânia partem de conflitos entre indivíduos em situação de rua.

Ao final da reunião, ele agradeceu a disposição dos comandos regionais de se deslocarem para Goiânia, mesmo às vésperas do feriado, para discutir uma questão tão importante. “Faço uma conclamação a todos: vamos agir para bater as metas”, finalizou Marconi.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351