Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Região Metropolitana de Goiânia

Balestra pede ajuda do MP-GO para cobrar melhorias de empresas de ônibus

Compromissos foram firmados durante reunião | 22.04.14 - 19:00
Adriana Marinelli

Goiânia -
Conforme ficou combinado na última reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), realizada no dia 16 de abril, as empresas de ônibus do transporte coletivo que atendem a Grande Goiânia se comprometeram a melhorar o serviço prestado à população.

E para que os tópicos firmados durante o encontro sejam mesmo cumpridos, o presidente da CDTC, João Balestra, pediu a ajuda do Ministério Público Estadual (MP-GO).

Compromissos
A carta de compromissos contém itens que visam melhorar a qualidade do serviço oferecido da Região Metropolitana. Entre os pontos, segundo João Balestra, constam a adição de duas mil viagens às atuais 11 mil por dia.

De acordo com o compromisso firmado, seriam mil viagens a mais ainda neste ano e outras mil em 2015. Conforme consta no documento, as empresas também garantiram 151 novos ônibus nas ruas, sendo 91 até o dia 30 de maio.

Leia mais:
Governo de Goiás repassa pagamento do Passe Livre referente a abril
Marconi envia à Assembleia alteração da lei que concede Passe Livre
Governo anuncia passe livre estudantil para região metropolitana de Goiânia - See more at: http://www.aredacao.com.br/noticias/42627/estado-assume-em-maio-50-das-gratuidades-a-usuarios-do-transporte-coletivo#sthash.oK0EEm83.dpuf
Leia mais:
Tarifa do transporte coletivo sobe para R$ 2,80
Estado assume em maio 50% das gratuidades a usuários do transporte coletivo
Governo de Goiás repassa pagamento do Passe Livre referente a abril
Marconi envia à Assembleia alteração da lei que concede Passe Livre
Governo anuncia passe livre estudantil para região metropolitana de Goiânia

Ainda de acordo com o secretário Balestra, as empresas também teriam se comprometido a providenciar a volta dos  organizadores de fila, a inclusão de veículos articulados nos eixos preferenciais e a instalação de seis mil câmeras de segurança nos ônibus.

“Esse documento resulta de uma ampla negociação entre todas as partes envolvidas”, diz o secretário. “Nós, do governo do Estado, fizemos a nossa parte para o transporte coletivo melhorar. Agora, o momento é de fiscalizar. E com a ajuda do Ministério Público, do Fórum Empresarial, da imprensa e da sociedade, vai ficar mais fácil cobrar as melhorias no serviço."

Reunião
Realizada no início de abril, uma reunião entre o governador e os prefeitos da Região Metropolitana com membros das empresas do transporte foi decisiva para os compromissos firmados.

Na ocasião, Marconi Perillo anunciou que o Governo do Estado vai assumir, a partir de 1° de maio, 50% das gratuidades a idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, na rede metropolitana de transporte.


(Foto: Edilson Pelikano)

A outra metade será dividida entre as cidades da Região Metropolitana. No entanto, conforme destacou o governador, ficou decidido que os municípios só passarão a bancar os outros 50% a partir de 1° de janeiro de 2015.

"Em contrapartida, exigi do Setransp, que também participou do encontro, que seja enviada ao governo e às prefeituras uma carta de intenções com compromissos sólidos e objetivos em relação ao que será feito pelas empresas para levar melhorias aos usuários", destacou o governador.

"Pedimos informações no sentido de compra de novos ônibus e também em relação à melhoria do serviço de maneira geral, seja no tempo de espera dos usuários e tantas outras coisas para que haja uma mudança qualitativa no transporte."

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 23.04.2014 15:29 Claudinei

    So pra ter uma ideia nem as próprias autoridades que se reuniram acredita nas empresas e pede ajuda do MP e querem que acreditemos que o transporte vai melhorar.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351