Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Bovinos e bubalinos

Goiás: campanha de vacinação contra a Febre Aftosa começa dia 1º de maio

Abertura será na quarta (30/4), em Terezópolis | 23.04.14 - 19:37 Goiás: campanha de vacinação contra a Febre Aftosa começa dia 1º de maio (Foto: acrissul.com.br)A Redação

Goiânia -
Começa na próxima quinta-feira (1°/5) e segue até o dia 31 de maio a primeira etapa anual da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Goiás. A abertura oficial da campanha será realizada na quarta-feira (30/4) na Fazenda Engil, em Terezópolis, de propriedade do pecuarista Ricardo Yano. A expectativa da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) é que seja vacinado 100% do rebanho bovino e bubalino goiano. Nesta primeira etapa, animais de todas as idades devem ser imunizados.

Em maio do ano passado, conforme dados da Agência, foram imunizadas 20,9 milhões de cabeças, ou 99,21% do rebanho goiano, estimado em 21,4 milhões. O produtor rural deve ficar atento ao prazo de envio da Declaração de Vacinação, que é de cinco dias após o término da campanha. O formulário pode ser entregue por via eletrônica por meio do site da Agrodefesa. Quem descumprir a legislação fica sujeito a multa e é impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Por meio do cadastro das propriedades em sistema informatizado, a Agrodefesa tem o controle das propriedades que estão adimplentes ou inadimplentes. O último caso de febre aftosa registrado em Goiás ocorreu em 1995.

O período de vacinação contra a febre aftosa em Goiás também é destinado à imunização do rebanho bovino, bubalino, equídeos, caprino e ovino contra a raiva dos herbívoros. Os animais que se encontram na zona considerada de alto risco para a doença, que compreende 119 municípios goianos, devem ser vacinados.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351