Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Geração Futura

Com vídeo sobre robótica, estudante da UFG compete por prêmio internacional

Anderson Rafael é aluno de Publicidade | 10.07.14 - 20:31 Com vídeo sobre robótica, estudante da UFG compete por prêmio internacional (Foto: Divulgação)
Lorena Lara

Goiânia - Anderson Rafael Reis é aluno do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Goiás (UFG), foi um dos três representantes goianos no projeto Geração Futura Universidades Parceiras e agora concorre a um prêmio internacional, no qual competem todos os que participaram do projeto.

Anderson passou duas semanas no Rio de Janeiro, assistindo palestras, cursos e oficinas na área de produção audiovisual para televisão. Ao final dos quinze dias, ele produziu um vídeo sobre o núcleo de robótica da Escola de Engenharia, também da UFG.
 
Outros 32 estudantes da área de comunicação social de outras universidades participaram do Geração Futura, que tem como objetivo que cada aluno produza um vídeo representando a própria cidade e experimentos científicos de sua universidade - no caso de Anderson, o tema escolhido foi o futebol de robôs do Núcleo de Robótica Pequi Mecânico.
 
"Senti uma cumplicidade muito grande com as pessoas envolvidas no Pequi Mecânico", diz Anderson. Ele explica que o núcleo de robótica funciona muito mais pelo esforço dos alunos envolvidos do que qualquer outra coisa. "Minha realidade de produção dentro da UFG também é assim", compara o aluno. Ele explica que trabalhar com audiovisual é seu sonho desde criança. "É um caminho muito tortuoso e difícil de se conseguir", pontua.
 
A experiência do Geração Futura, no entanto, "renovou todas as esperanças" de Anderson Rafael. "Me inscrevi, foi um último sopro de esperança para continuar na área, e quando passei fiquei tão animado que fiz um vídeo para ter algum tipo de experiência. Usei as teorias que eu tinha aprendido na faculdade", revela. "Futuro do Pretérito" foi o vídeo produzido pelo estudante antes de ir ao Rio de Janeiro, para o Geração Futura.
 
 
"Foi uma honra muito grande participar de cursos com tantos profissionais renomados na área de audiovisual", conta o estudante. Ele ainda revela que teve a oportunidade de conhecer o Projeto Jacarepaguá (Projac). "Tive a experiência de saber como funciona a produção da Globo, foi gratificante", ressalta.
 
Além de ir ao ar no Canal Futura, o vídeo também participará da Árvore da Ciência, uma plataforma que conta com vídeos científicos de toda a América Latina e Espanha. O Árvore da Ciência é outra iniciativa, realizada pelo Programa de Televisão Educativa e Cultural Ibero-Americana (TEib) e pela Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-Americanas (ATEI), e que disponibiliza em sua plataforma todos os trabalhos produzidos pelo Geração Futura.
 
A ideia é voltada para que jovens estudantes das áreas de ciências, tecnologia e comunicação de universidade ibero-americanas participem ativamente, enviando suas contribuições audiovisuais. Já o prêmio ao qual o vídeo de Anderson concorre é uma oportunidade única.

O trabalho melhor avaliado pelo público - a votação vai até esta sexta-feira (11/7) - irá ganhar uma viagem para Bogotá, na Colômbia, onde ocorre a premiação do Árvore da Ciência.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351