Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Homicídios em série

Estado convoca delegados do interior para auxiliar investigações em Goiânia

50 policiais civis também vão reforçar efetivo | 03.08.14 - 19:03
A Redação

Goiânia - Por determinação do governador Marconi Perillo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) dobrou o efetivo de investigação dos homicídios contra mulheres praticados por motociclistas nos últimos dias. Delegados do interior do Estado vão reforçar as investigações a partir dessa semana e a atuação na área de inteligência terá a participação de pelo menos mais 50 policiais civis.

As medidas de reforço nas investigações dos homicídios, especialmente contra as mulheres, foram tomadas e anunciadas pelo governador ainda no sábado. Em mensagens postadas em suas redes sociais, o governador detalhou as medidas e afirmou que o Governo de Goiás não descansará enquanto não solucionar os crimes e prender os culpados.

Leia mais:
Adolescente é morta a tiros por motociclista em Goiânia
Polícia registra oito homicídios em intervalo de 15 horas na capital goiana
Marconi cobra empenho na resolução de assassinatos de mulheres em Goiânia

As investigações, segundo a Polícia Civil, mostram que as características das motocicletas usadas nos crimes e a aparência física dos autores diferem muito entre si, o que reforça a percepção de que não se trata da atuação de um serial killer. “Nós temos a convicção de que não é uma única pessoa (a matar as vítimas), mas também não podemos excluir essa possibilidade por completo, porque ainda estamos investigando”, afirmou ontem em entrevista o delegado Murilo Polati, titular da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH).

O delegado disse ainda que a apuração mostra que os autores dos crimes agiram com base em motivações diversas, boa parte relacionada a conflitos amorosos ou tráfico de drogas, mas alerta para o fato de que parte dos assassinos se valeu dos boatos sobre a existência de um serial killer para cometer crimes com características semelhantes.

Polatti disse ontem que a Polícia Civil está atuando com rigor para desvendar os crimes, mas afirmou que eles são de alta complexidade. “São casos de extrema complexidade que não dependem só da polícia. Somos dependentes de laudos do Instituto de Criminalística e representações no Poder Judiciário que podem demorar a ser acatadas”, afirmou o titular da Delegacia de Investigação de Homicídios, em entrevista coletiva no início da tarde.

O superintendente da Polícia Judiciária da Polícia Civil de Goiás, delegado Deusny Aparecido, que também participou da entrevista coletiva, disse que os delegados do interior que serão deslocados para a capital vão se concentrar na apuração dos homicídios de 29 mulheres registrados desde o início do ano na capital. A Polícia Civil não quis informar quantos delegados estão sendo convocados, mas a reportagem apurou que são cerca de 10 profissionais.

Segundo o delegado Polati, dos 40 casos de homicídios contra mulheres registrados em Goiânia neste ano, 11foram solucionados até o momento – o índice de solução está acima da média nacional de 10%. Esses homicídios incluem casos em que os autores estavam em motocicletas pretas e outros com dinâmicas de crimes diferentes.

Governador exige pressa de polícias
O governador Marconi Perillo (PSDB) determinou ainda no sábado que a Secretaria de Segurança Pública tome todas as medidas necessárias para elucidar as motivações e apresentar os autores dos crimes contra mulheres praticados em Goiânia. Marconi afirmou que a secretaria e a Delegacia Geral de Polícia devem usar todos os recursos tecnológicos e de inteligência para desvendar os assassinatos.

"Determinei neste sábado que Secretaria de Segurança e a Delegacia Geral de Polícia redobrem os esforços, inclusive montando uma força tarefa e empreguem toda a tecnologia de inteligência de que dispomos para a rápida elucidação dos assassinatos de mulheres em Goiânia", disse o governador em seu microblog no Twitter. "Agora, a nossa prioridade é esclarecer esses lamentáveis atos de violência, que não podemos aceitar e repudiamos com veemência", disse ainda o governador do Estado.

Marconi disse confiar no trabalho da Polícia Civil e afirmou que o governo estadual não descansará enquanto os criminosos não forem presos. "Reafirmo que não descansaremos enquanto os responsáveis não estiverem na prisão. Lembro que a Polícia Civil goiana tem um histórico de investigações eficientes e muita competência na solução de crimes", disse o governador. Marconi também prestou sua solidariedade às famílias das vítimas: "Apresento minha solidariedade à família da jovem vitimada hoje (sábado), bem como das outras famílias atingidas".


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351