Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Comentários e hashtags

Número de menções sobre Eduardo Campos cresceu 978% na internet

Confira a reação dos usuários à tragédia | 14.08.14 - 10:32
Lorena Lara

Goiânia - Como é de costume nas redes sociais quando surge alguma notícia de grande impacto, a morte de Eduardo Campos na manhã de quarta-feira (13/8) gerou grande repercussão. Além de usuários comentando a morte do presidenciável, também cresceu o número de menções a até então candidata a vice, Marina Silva.

O site Monitor Eleitoral fez o acompanhamento do volume de mensagens e gerou gráficos sobre o desempenho de cada candidato. Confira abaixo os principais resultados:

O número de menções sobre Eduardo Campos
No total, foram registradas mais de 129 mil menções sobre Eduardo Campos. Depois que a notícia de seu acidente foi divulgada e sua morte foi confirmada, o número de menções sofreu um aumento de mais de 978% em relação ao dia anterior, quando o candidato concedeu entrevista ao Jornal Nacional.

Ainda de acordo com o Monitor Eleitoral, no Whatsapp, houve a propagação de vídeos e imagens do acidente. No Twitter, as hashtags #ripeduardocampos e #lutoeduardocampos subiram aos Trending Topics, ou assuntos mais comentados.


(Gráfico: Monitor Eleitoral)

Número de menções sobre Eduardo Campos

(Gráfico: Monitor Eleitoral)


(Gráfico: Monitor Eleitoral)
 
Eduardo Campos e Dilma Rousseff
Durante todo o dia, pouco mais de 21% das menções sobre a atual presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff também citavam Eduardo Campos. Antes do acidente que resultou na morte do presidenciável, o número era bem menor - cerca de 3%.

De acordo com o Monitor Eleitora, "usuários compartilharam principalmente imagens insinuando que Dilma teria culpa, piadas com o número do partido, a nota de pesar publicada em sua fanpage oficial e o cancelamento de sua agenda política". Nos Trending Topics, o termo "Foi a Dilma" chegou ao terceiro lugar nos assuntos mais comentados, atrás apenas de hashtags com o nome de Campos.


(Gráfico: Monitor Eleitoral)
 
Eduardo Campos e Aécio Neves
Pouco mais de 10% das menções sobre Aécio Neves tinham o nome de Eduardo Campos. Anteriormente, o número correspondia a 2,45%. Segundo análise do Monitor Eleitoral, o que os usuários mais comentavam era que "Aécio será o principal beneficiado com a morte de Eduardo Campos", além da divulgação da suspensão da agenda do presidenciável e de sua postagem sobre o falecimento do candidato.

(Gráfico: Monitor Eleitoral)

Eduardo Campos e Marina Silva
Já a candidata à vice-presidência, ao lado de Eduardo Campos, também teve o número de menções atingindo pico. Foram 559% a mais de comentários que no dia anterior. A pesquisa do Monitor Eleitoral afirma que os usuários compartilharam a notícia de que Marina entraria no avião junto com Campos. Os internautas também curtiram a faixa preta que foi postada na fanpage de Marina e já a consideram como candidata na corrida eleitoral.

Número de menções sobre Marina Silva

(Gráfico: Monitor Eleitoral)

Saudabilidade
Ainda que a morte de Eduardo Campos tenha gerado muitas menções positivas ao candidato, muitos internautas compartilharam e geraram críticas à entrevista concedida por ele ao Jornal Nacional. Desta forma, como observa o Monitor Eleitoral, houve uma queda na curva de saudabilidade do candidato. 

Ainda de acordo com as redes sociais, Dilma Rousseff é a candidata que mais recebe menções negativas em decorrência do acidente. O índice de sua saudabilidade atingiu o menor nível desde que o monitoramento se iniciou.

(Gráfico: Monitor Eleitoral)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 14.08.2014 10:43 Maxwell Alves

    Perda irreparável. Vamos orar pelo conforto dos familiares.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351