Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Decisão

Justiça afasta coordenador e 17 agentes prisionais do presídio de Anápolis

Servidores são investigados por omissão | 16.08.14 - 12:01

A Redação

Goiânia - O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), acolhendo pedido feito pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), determinou o afastamento imediato do coordenador do Centro de Inserção Social de Anápolis, do supervisor de segurança da unidade prisional e de outros 16 agentes prisionais.

De acordo com a decisão da juíza Edna Maria Ramos da Hora, os 18 servidores serão investigados por conduta conivente ou omissa em relação à prática de crimes por detentos no interior da unidade prisional.
 
O afastamento deve durar durante todo o período das investigações policiais e do MP-GO. Ainda assim, os servidores continuarão recebendo salário. 
 
O prazo dado pela magistrada para cumprimento da determinação é de cinco dias úteis, contados a partir do momento em que a Secretaria de Administração e Penitenciária e Justiça (Sapejus) for notificada. Além do afastamento dos servidores, a juíza determinou que seja feita, dentro do mesmo prazo, a nomeação ou designação de outros servidores para desempenharem as mesmas funções, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.
 
Crimes no presídio
Entre os crimes que serão investigados está o caso da tortura de um detento, preso por estupro, torturado dentro do presídio. As agressões foram filmadas e, posteriormente, compartilhadas em rede social. Outro crime investigado é o assassinato de outro detento, dentro da unidade prisional. 
 
Outros fatos e crimes ocorridos em anos anteriores foram relacionados pelos promotores na ação cautelar como indícios da conduta irregular do coordenador do Centro de Inserção Social e dos agentes, incluindo outros casos de tortura e homicídio. Eles salientaram ainda que o afastamento dos requeridos era medida necessária para garantir o bom andamento das investigações.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351