Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Nova licitação

Prefeitura anuncia que vai retomar obras do Macambira Anicuns em Goiânia

Trabalhos devem ser concluídos em 24 meses | 26.08.14 - 14:50 Prefeitura anuncia que vai retomar obras do Macambira Anicuns em Goiânia (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
Após paralisação dos trabalhos e depois de um novo processo licitatório, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, assina ordem de serviço, na manhã desta quarta-feira (27/8), para execução das obras do programa Macambira Anicuns (Puama). A assinatura será na  Avenida Parque, no Setor Village Veneza, atrás do Residencial Granville. De acordo com a Prefeitura, as obras desta primeira etapa devem ser iniciadas dentro de dez dias a partir da assinatura e concluídas dentro de 24 meses, até setembro de 2016.

A licitação internacional para a etapa inicial do programa começou em fevereiro deste ano e concluída no final de março. O Consórcio Construtor Puama, formado pelas empresas Elmo Engenharia, Gae Construtora e Comércio, e Sobrado Construtor, foi o único a apresentar proposta para o processo licitatório, no valor de R$ 120 milhões. O contrato com o consórcio foi certificado na última sexta-feira pela Controladoria do Município, de acordo com informações da prefeitura.

Etapas
Neste primeiro momento, conforme consta no cronograma, serão executados o Parque Macambira Anicuns (PAM), na nascente do Córrego Macambira, no Setor Faiçalville. Serão realizadas ainda obras que, segundo a prefeitura, visam melhoria da mobilidade urbana ao longo do Córrego Macambira, englobando as travessias da Avenida Joaquim Pedro Dias, Avenida Egirineu Teixeira e Avenida César Lattes. Essas intervenções incluem serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

O Setor 1 abrange cinco bairros da Região Sudoeste da capital, localizados nas imediações da nascente do Córrego Macambira e corresponde a 2,9 quilômetros do total de 24 quilômetros de extensão do Parque Linear, que será o maior parque contínuo da América Latina e um dos maiores parques lineares urbanos do mundo.

O trecho a ser implantado no Setor 2 engloba três bairros da Região Sudoeste da Capital, correspondendo a 1,14 quilômetro do total. O trecho receberá um Parque de Vizinhança – com a instalação de equipamentos esportivos, áreas de recreação infantil, áreas de convivência, academia de ginástica, entre outros equipamentos urbanísticos. Também no Setor 2 está prevista a execução da travessia da Avenida Domiciano Peixoto, na confluência dos bairros Rio Formoso e o Conjunto Cachoeira Dourada, que será totalmente reconstruída, dando lugar a uma nova travessia com capacidade de absorver as necessidades atuais de tráfego da região.

Já no Setor 3, constam quatro bairros da Região Sudoeste de Goiânia: Loteamento Celina Park, Residencial Granville, Setor Novo Horizonte e Vilage Veneza. Segundo o Censo do IBGE 2011, a população estimada nos quatro bairros é de mais de 14 mil pessoas. No local, está prevista a construção de um Parque de Vizinhança, com Núcleo de Conforto Público, quadra poliesportiva, três quadras de peteca, uma quadra de tênis, playground, academia de ginástica, bicicletários, além de cinco Núcleos de Estar e um Núcleo Socioambiental. As obras incluem também a conclusão da travessia da Avenida Trieste, que promoverá importante ligação dos Setores Granville e Novo Horizonte. Ainda no Setor 3 está prevista a ampliação da travessia da Avenida Milão, melhorando a sua capacidade de fluxo.

Obras paralisadas
O conjunto de obras previstos no Puama já havia sido iniciado. Porém, as obras foram abandonadas pela empresa vencedora da primeira licitação e a prefeitura teve que rescindir o contrato. O processo de destrato foi finalizado no ano passado, com a empresa devolvendo mais de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos em razão de multas e punições. A partir da rescisão contratual, foram iniciados os trâmites para um novo processo licitatório internacional, com a realização de audiência pública preparatória para apresentação dos projetos, elaboração do novo edital e envio do documento ao BID.

As intervenções já realizadas terão continuidade e serão aproveitadas integralmente no momento da retomada dos trabalhos. Conforme foi informado, a Prefeitura de Goiânia também assumiu parte desses serviços, finalizando a execução da pavimentação asfáltica das Avenidas Independência e Nadra Bufaiçal, no Setor Faiçalville, bairro do trecho de início do Parque Linear, que foram entregues à população no ano passado.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351