Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Transporte coletivo

Câmeras de vigilância começam a monitorar 160 ônibus em Goiânia

Cada veículo conta com quatro aparelhos | 26.08.14 - 18:53 Câmeras de vigilância começam a monitorar 160 ônibus em Goiânia (Foto: Renan Accioly)
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Começa a funcionar nesta semana o sistema móvel de vigilância eletrônica em 160 ônibus que atendem a Região Metropolitana de Goiânia. O sistema, batizado de Olho no Ônibus, foi apresentado nesta terça-feira (26/8) e já conta com 640 câmeras instaladas nos veículos que atendem as linhas da região oeste da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). A previsão é que o sistema contemple todos os ônibus que atendem a capital até o fim do ano.

Pacto
O projeto faz parte de uma das melhorias previstas no Pacto Metropolitano pela Qualidade do Transporte Público, proposto pelo Fórum Empresarial de Goiás. O Pacto prevê também, entre outros itens, o acréscimo da quantidade de ônibus na cidade; aumento no número de viagens e também implantação de novos corredores exclusivos para o transporte coletivo.
 
De acordo com a presidente da Acieg, Helenir Queiroz, a instalação das câmeras é apenas um dos itens propostos para a melhoria do transporte coletivo em Goiânia. "O Pacto Metropolitano pela Qualidade do Transporte Público é composto de ações práticas e as câmeras dentro dos ônibus são uma das dez ações que propusemos para aumentar a segurança. Até o final do ano todos os itens devem ser implementados", ressaltou.

Cada ônibus terá quatro câmeras, três filmando o interior do veículo e uma na parte frontal. Assim que o sistema estiver funcionando em toda frota de veículos, serão mais de 25 mil horas de filmagem armazenadas e analisadas diariamente. As imagens serão enviadas ao posto de segurança da RMTC por meio de parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Prevenção
Para a presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Patrícia Veras, as câmeras terão um papel preventivo no combate aos crimes. "Os terminais e ônibus agrupam muitas pessoas, então esse sistema vai prevenir e possibilitar a identificação de criminosos. Vai facilitar, por exemplo, o reconhecimento de um assediador de mulheres que age no transporte coletivo. É uma melhoria muito significativa."
 
"Temos aí mais um mecanismo de prevenção, com informações importantes que vão prevenir e ajudar a elucidar crimes que ocorram dentro dos ônibus ou próximo a eles. Onde as câmeras são instaladas os índices de criminalidade reduzem muito", destacou o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.

Denúncias
O posto da RMTC recebe denúncias relacionadas à segurança de usuários e funcionários do transporte coletivo por meio de SMS ou WhatsApp para o número (62) 8591-8952. A pessoa deve informar no texto qual a ocorrência e o nome do terminal ou o número do ônibus onde está. A mensagem é recebida pelo controlador do posto de segurança da RMTC que tem acesso à localização e imagens do veículo ou terminal em tempo real. 
 
Após analisar a denúncia, o controlador aciona a viatura local mais próxima, caso seja necessário, repassando todas as informações para combater a ação criminosa. Todas as imagens das câmeras são armazenadas e podem ser usadas em investigações e ações preventivas.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351