Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Reunião em Goiânia

Estado e prefeituras aprovam Anel Viário para desafogar trânsito da BR-153

Novo contorno terá 42 quilômetros de extensão | 15.09.14 - 17:40
A Redação

Goiânia - 
Foi assinada nesta segunda-feira (15/9) a declaração para implantação do Contorno Viário de Goiânia. A solenidade, realizada no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, contou com a presença do governador Marconi Perillo, do presidente da Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil S/A (Concebra, Odenir Sanches, e do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos. Representantes das prefeituras de Goiânia, Aparecida, Senador Canedo e Hidrolândia também estiveram presentes e assinaram o acordo.
 
O ato declara a anuência ao traçado proposto pela ANTT, beneficiando os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Hidrolândia e, segundo Jorge Bastos, antecipa o cronograma para lançamento da obra. O diretor geral da ANTT testemunhou a determinação do governador para que o contorno pudesse ser viabilizado o mais rápido possível. “A ação do governador foi decisiva. Ele tomou a frente nesse projeto e nos deu todas as condições para que pudéssemos antecipar a data para esta assinatura”, assegurou.
 
O Anel Viário, que descongestionará o trânsito da BR-153 no trecho entre Hidrolândia (a dois quilômetros de Aparecida de Goiânia) e a Polícia Rodoviária Federal, saída para Anápolis, terá 42 quilômetros de extensão em pista dupla e totalmente iluminada. “O perímetro urbano de Aparecida e de Goiânia está intransitável. Recentemente assumimos a tarefa de iluminar esse trecho com investimento superior a R$ 5 milhões. Eliminamos centenas de acidentes que ocorriam entre Aparecida de Goiânia e a saída da capital”, destacou o governador.
 
Para o governador, o acordo assinado na tarde desta segunda-feira foi decisivo para dar maior agilidade aos trâmites burocráticos para o início das obras, o que deve ocorrer em no máximo um ano. “Sem este acordo com as prefeituras teríamos algumas dificuldades de prazo para conseguir as licenças ambientais e dar celeridade aos processos de desapropriação. Todo o traçado foi amplamente discutido entre as prefeituras”, salientou.
 
O projeto para a construção do contorno viário da capital tinha, nas primeiras discussões sobre a sua viabilidade, um prazo de cinco anos para ser concretizado. Com a antecipação do cronograma, ficou acordado, entre a Concebra e a ANTT, que a obra será iniciada em um ano e concluída dois anos depois.
 
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, de acordo com o secretário Afonso Boaventura, já trabalha um plano para reservar áreas contíguas ao Contorno Viário visando a expansão de atividades econômicas. “A Prefeitura e o governo do Estado têm desenvolvido grandes trabalhos em conjunto”, assegurou o secretário.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351