Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Operação Caverna de Platão

PF desarticula quadrilha especializada em fraudes contra INSS em Goiás

Foram expedidos 11 mandatos de prisão | 16.09.14 - 11:51
 
A Redação
 
Goiânia - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16/9) a segunda etapa da Operação Caverna de Platão, destinada a investigar a atuação de um grupo de pessoas que se associou para a prática de crimes contra o INSS e a Caixa Econômica Federal (Caixa).
 
A primeira fase das investigações, denominada fase sigilosa, teve início ainda no ano de 2012, a partir de notícia-crime encaminhada pela Justiça Eleitoral em Caldas Novas (GO), que detectou indícios de que pessoas inexistentes estivessem se alistando eleitores, bem como obtendo benefícios previdenciários indevidos. 
 
Levantamentos iniciais revelaram que das mais de 1.197 certidões de nascimento tardias e falsas, emitidas pelo Cartório de Marzagão (GO), cerca de 570 foram utilizadas para obter benefícios assistenciais (amparo social ao idoso) fraudulentos em agências do INSS, 201 dos quais no Estado de Goiás. 
 
O prejuízo total ao INSS é estimado em R$ 7,5 milhões. Parte dos investigados se integrou a um segundo grupo criminoso, que atua visando aplicar golpes contra a Caixa.
 
A segunda fase da operação tem como objetivo localizar e apreender provas dos crimes investigados, em especial documentos e dados de computador que estejam em posse dos suspeitos, bem como apreender bens e valores provenientes dos crimes investigados. São cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e temporária. (Com informações do MPF-GO)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351