Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Atentato no Parlamento

Terrorista do Canadá era considerado de "alto risco"

Homem tinha 32 anos e era filho de empresário | 23.10.14 - 19:00 Terrorista do Canadá era considerado de "alto risco" primeiro-ministro canadense, Stephen Harper. (Foto: PMWEBPHOTOS)

Ottawa (Canadá) - O responsável pelo ataque ao Parlamento canadense na quarta-feira (22/10) foi identificado como sendo Michael Zehaf-Bibeau, um homem de 32 anos com passagens pela polícia por crimes de menor gravidade. O atentado protagonizado por ele na sede do Congresso, no entanto, teve repercussão mundial e enviou um sinal às autoridades de que recentes decisões geopolíticas fizeram com que o Canadá deixasse de ser imune a atos terroristas.

Segundo informações publicadas nesta quinta-feira (23/10) pelo jornal The Globe and Mail, Zehaf-Bibeau foi designado pelo governo canadense antes do ataque como um "viajante de alto risco" e chegou a ser impedido de retirar a documentação apropriada para ir ao exterior. Ele é filho de um empresário de Quebec, Bulgasem Zehaf, que aparentemente lutou an 2011 na Líbia, e Susan Bibeau, vice-presidente da divisão do Conselho de Imigiração e Refugiados do Canadá.

Autoridades do país não forneceram muitos detalhes sobre o responsável pelo ataque, mas a publicação afirma que Zehaf-Bibeau tem um histórico de pequenos delitos em Quebec cometidos no início dos anos 2000, tais como fraude de cartões de crédito, furto e posse de drogas. Um colega da mesquita frequentada por Zehaf-Bibeau afirmou que ele estava se sentindo perseguido "pelo demônio" e que deveria estar sofrendo transtornos mentais.

Terrorismo
O atentado da quarta-feira fez com que Zehaf-Bibeau fosse classificado pelo primeiro-ministro do país, Stephen Harper, como um terrorista. O atirador baleou um soldado, no Memorial de Guerra, e depois invadiu o Parlamento, que teve de ser cercado por agentes de segurança.

Devido à ação, o primeiro-ministro teve de ser retirado às pressas do edifício, mas diversos congressistas permaneceram. Armado com um rifle, Zehaf-Bibeau pôs a segurança dos parlamentares em risco e teve de ser abatido por policiais dentro do Parlamento.

O soldado atingido por ele, identificado como Nathan Cirillo, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Em discurso em rede nacional, Harper afirmou que este foi o segundo ataque terrorista em solo canadense nos últimos três dias. O primeiro caso foi cometido por Martin Rouleau, um canadense que atropelou dois soldados em Quebec na segunda-feira (20/10).

Um deles morreu e outro ficou levemente ferido. Rouleau tentou fugir da cena do crime, mas foi perseguido por policiais, capotou seu carro e foi morto a tiros pelos agentes. Harper considerou o primeiro ataque terrorista como motivado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Risco
O Canadá elevou o risco de ataques terrorista no país na terça-feira (21/10), após o governo enviar seis caças para apoiar a coalizão liderada pelos Estados Unidos contra os militantes no Iraque e na Síria.

O Estado Islâmico, por sua vez, já havia pedido a simpatizantes no ocidente que organizem ataques terroristas contra os países que se opõem aos avanços do grupo. (Agência Estado/Associated Press/Dow Jones Newswires)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351