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Mobilidade

Goiânia: começam obras do corredor preferencial da Avenida 85

Confira o que muda no trânsito da região | 20.11.14 - 09:34
 
A Redação
 
Goiânia - As obras do corredor preferencial de ônibus na Avenida 85 começam nesta quinta-feira (20/11). A terceira via vai receber 15 linhas do transporte coletivo, que atendem diariamente cerca de 174 mil pessoas. De acordo com o prefeito Paulo Garcia, outras obras no trânsito da capital estão previstas para os próximos meses.
 
Na primeira fase de obras na Avenida 85, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) vai restringir o estacionamento no trecho entre as Avenidas T-13 e Laudelino Gomes. O trânsito na região receberá também readequações de sua geometria, com a extinção de mini-rotatórias, retornos e conversões à esquerda e terceira fase semafórica.
 
Para garantir mais agilidade ao transporte coletivo e segurança viária para pedestres e motoristas ao longo da via, as obras vão ampliar o espaço para os veículos. Uma faixa de rolamento será acrescentada no cruzamento entre as Avenidas 85 e 136. Dessa forma, os condutores de veículos terão duas pistas para a conversão para a Avenida T-55 e duas pistas para acessar a 85.
 
Entre as avenidas 85 e Joaquim Bastos, o taper (faixa auxiliar para o retorno dos veículos) no cruzamento será ampliada e passará a ter duas pistas de rolamento. Além disso, os semáforos vão receber novas configurações e os canteiros centrais da avenida serão fechados para conversões.
 
Na convergência entre as avenidas 85, Mutirão e Ricardo Paranhos, haverá a extinção do semáforo de três tempos, que será adaptado para dois tempos. No local, o cruzamento entre as Avenidas Mutirão e Ricardo Paranhos será extinto e o acesso à avenida 85 permanecerá nos moldes atuais.
 
Além da 85, formam a malha de corredores, cujas obras terão início em breve, as Avenidas T-7, T-9, Independência e 24 de Outubro. Ao total, a rede de corredores preferenciais terá 46,5 quilômetros, integrando 66 linhas do transporte coletivo, e beneficiará diariamente mais de 600 mil usuários. Os recursos a serem investidos são da ordem de R$ 145,3 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Pacto pela Mobilidade, do governo federal e Tesouro Municipal.

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