Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Gestão estadual

Governo tranquiliza setor cultural sobre reforma administrativa em Goiás

Recursos continuarão vinculados ao setor | 20.11.14 - 14:57 Governo tranquiliza setor cultural sobre reforma administrativa em Goiás (Foto: Divulgação)
A Redação
 
Goiânia - O governador em exercício, José Eliton, recebeu, no final da tarde desta quarta-feira (19/11), representantes de vários segmentos da cultura de Goiás. O encontro tratou das mudanças na estrutura administrativa devido à reforma proposta pelo governador Marconi Perillo na última semana. O grupo mostrou preocupação com os reflexos pontuais, como a operacionalização do setor e dos projetos existentes com a fusão de três pastas na Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que vai absorver a Secretaria Estadual de Cultura.
 
José Eliton esclareceu as dúvidas e explicou, junto com o secretário chefe da Casa Civil, José Carlos de Siqueira, que os recursos da Cultura continuarão vinculados ao setor. A diferença é que a área agora contará com um subsecretário dentro da nova secretaria, e que este terá a atribuição de garantir a execução dos convênios e atividades pertinentes à Cultura.
 
O governador explicou que a reestruturação não afetará os recursos advindos da União, por exemplo, porque a secretaria não deixa de existir. Também foi esclarecido que o Fundo Estadual de Cultura e o Conselho Estadual de Cultura não serão afetados. O primeiro terá as verbas previstas asseguradas e o segundo continuará vinculado ao governador do Estado, com sua secretaria Executiva ligada, nas questões de despesa, à Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Leia mais:
Marconi Perillo corta 16 mil cargos e reduz número de secretarias
 
“Jamais o governo de Goiás arriscaria perder recursos do setor cultural, um setor que projeta Goiás lá fora”, afiançou José Eliton, endossando que esta é a posição do governador Marconi Perillo. “É preciso deixar claro que haverá na nova secretaria um setor próprio para o fomento de cultura ligado ao subsecretário da área”, esclareceu também.
 
O governador em exercício antecipou que seguirá nos próximos dias para Assembleia Legislativa outra parte do projeto de reestruturação administrativa, com o detalhamento de estruturas, cargos e funções que serão alterados.
 
Mesmo antes dos esclarecimentos, artistas presentes, como Amauri Menezes, consideraram que a mudança prometida não será prejudicial: “O que importa é o gestor ter sensibilidade para administrar”, afirmou. Mas a reunião visava tirar dúvidas.
 
Outro que se disse otimista com as mudanças foi o escritor PX da Silveira, para quem o enxugamento da máquina administrativa proposto pelo governo estadual demonstrou “uma atitude proativa, coerente e decidida”.
 
O presidente da Associação Brasileira de Documentaristas, Carlos Cipriano, fez vários questionamentos e no final se declarou satisfeito com as informações prestadas. Após os esclarecimentos e garantias, houve aplausos.
 
Estiveram presentes o presidente da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás, Edival Lourenço, a presidente em exercício do Conselho Estadual de Cultura, Nanci Ribeiro acompanhada de outros integrantes do Conselho, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Geraldo Coelho Vaz, a presidente da Academia Feminina de Letras, Beth Fleury,  o presidente da Associação Brasileira de Documentaristas, Carlos Cipriano,  os artistas, Gilberto Correia, PX Silveira e Amauri Menezes,  entre outros.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351