Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Brasil amplia assistência a pacientes com coagulopatia

Acesso a medicamento foi ampliado | 24.11.14 - 18:10
São Paulo - O coordenador do Departamento de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccará, afirmou que o Brasil está entre os países que mais ampliaram a assistência aos pacientes com coagulopatias, que são distúrbios de coagulação sanguínea. O acesso ao Fator VIII, usado em pacientes com hemofilia, diz, subiu de forma expressiva, permitindo que o produto possa ser usado também de forma preventiva.

A presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, Tania Pietrobelli, confirma a mudança. "Recebíamos uma unidade per capita de Fator VIII. Agora, são 3,9." Tania ressalta que a maior quantidade permite que pacientes, sobretudo crianças, passem a usar o produto de forma profilática. "Isso ajuda a preservar as articulações, os ossos", disse.

O maior avanço, na avaliação de Tânia, foi a inclusão do Fator VIII Recombinante, produto desenvolvido por meio de engenharia genética. "Usado atualmente por 90% dos pacientes, ele é mais seguro", disse Baccará. Segundo ele, a indicação do hemoderivado é restrita para pessoas com mais de 30 anos e que apresentem alergias. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351