Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Reciclagem

Coleta seletiva de Aparecida de Goiânia já atende 86 bairros do município

Mais de 270 mil habitantes são contemplados | 21.12.14 - 12:09 Coleta seletiva de Aparecida de Goiânia já atende 86 bairros do município (Foto: divulgação)
A Redação

Aparecida de Goiânia –
A coleta seletiva já atende 86 bairros em Aparecida de Goiânia em dois anos de implantação. A boa notícia foi divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município na manhã de sexta-feira (19/12). “A Prefeitura comemora a adesão e conscientização da população no programa de coleta, que está sendo implantado por etapas”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas. A expectativa é ampliar o serviço para que todos os bairros da cidades sejam contemplados, ainda nesta gestão.

Em 2012, a Prefeitura implantou a coleta seletiva no município com duas vertentes: a Coleta Seletiva Residencial e a Empresarial.

Hoje a coleta já atinge 86 bairros, contemplando mais de 270 mil habitantes. Em 2015, novos bairros serão incluídos no programa, gerando ainda mais renda as famílias que participam das cooperativas de reciclagem. “Em 2014, conseguimos entregar a cooperativa um galpão de triagem com o maquinário necessário para iniciar os trabalhos e continuamos dando assistência técnica para que as famílias, que antes viviam às margens do Aterro Sanitário, trabalhem com dignidade”, pontua Rodrigo Caldas.

Para a coleta residencial, os bairros foram selecionados de acordo com aspectos como localização e características socioeconômicas. Na primeira etapa de implantação, 36 bairros foram selecionados, na segunda 31. No início de abril de 2014 foi implantado a coleta seletiva noturna nas principais ruas e avenidas comerciais da cidade, beneficiando mais 19 setores, totalizando 86.

Rodrigo Caldas lembra que Aparecida foi uma das poucas cidades brasileiras a cumprir a rigorosa Lei Federal dos Resíduos Sólidos que determina a extinção dos lixões.

“Graças ao apoio do prefeito Maguito Vilela e ao trabalho da equipe da Diretoria de Resíduos Sólidos, coordenado pela Márcia Nayane, Aparecida se tornou modelo pelas boas práticas no tratamento dos resíduos sólidos”, comemora. No início de 2014, a gestão enfrentou de frente a invasão ao Aterro Sanitário. Com o apoio da Guarda Civil Municipal e a compreensão dos líderes das cooperativas, desde 10 de janeiro de 2014 ninguém mais entra no Aterro para retirar o lixo antes deste ser aterrado.

Para a coordenadora de resíduos sólidos Márcia Nayane, a adesão da população tem sido satisfatória. “Estamos arrecadando 100 toneladas por mês de material reciclável. Além disso, a Prefeitura tem mobilizado a comunidade sobre o serviço com educação ambiental”, conta Marcia. Segundo ela, sempre que se inicia a coleta em algum setor, são distribuídos antecipadamente panfletos informativos e ilustrativos quanto à forma de separação e manuseio correto dos resíduos recicláveis. “Também há a utilização do carro de som informando o início da coleta e convidando a população a colaborar com o programa”, completa a coordenadora.

Na coleta seletiva são coletados materiais como metais, plástico, papeis e vidros. Os materiais são destinados para a cooperativa de catadores do município, no Internacional Park. Lá eles são devidamente separados e depois vendidos, gerando emprego e renda à famílias que antes viviam à margem do Aterro Sanitário.

Atualmente, existem duas cooperativas no município, a Cooperativa de Catadores de Lixo de Aparecida (COOCAP) e a Cooperativa de Trabalho de Recicláveis Feminina de Aparecida (COORFAP). O programa de coleta seletiva possui parcerias com ONGs e empresas que desenvolvem projetos sociais. As parcerias possibilitam também palestras educativas para os cooperados, aquisição de folders para mobilizar a população e obtenção de uniformes.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351