Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Segurança pública

Deputado propõe Serviço de Interesse Militar Voluntário em âmbito nacional

João Campos elogia trabalho realizado em Goiás | 22.12.14 - 17:36

A Redação

Goiânia - O deputado federal João Campos (PSDB) apresentou na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (22/12), um projeto de lei para a instituição do Serviço de Interesse Militar Voluntário (Simv) em todo o país. O serviço, implantado pelo Governo de Goiás em 2013, nomeia soldados para atuar na atividade policial ostensiva e preventiva básica. 

Segundo o projeto, a matéria teria como objetivo fornecer aos egressos das Forças Armadas a possibilidade de continuar sua formação na área da segurança pública. Campos explica que o déficit de efetivo nas forças de seguranças e o crescimento da população exigem "criatividade" na busca de soluções.

"Além de proporcionar o debate em termos de alternativa para a segurança, o projeto apresenta mais uma opção no enfrentamento à criminalidade", afirma o deputado.

Em Goiás, a atuação do Simve foi assunto polêmico em 2014. No início do ano, a juíza Suelenita Soares Correia, da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual Goiânia,  determinou o afastamento de todos os soldados voluntários, em detrimento da convocação e nomeação dos candidatos aprovados em concurso da Polícia Militar.

Leia mais:
Justiça determina que policiais temporários sejam afastados
Suspensa liminar que demitiria todos os policiais temporários do Simve

A liminar foi suspensa em seguida sob a justificativa de que as "contratações temporárias são as únicas armas de que dispõe o cidadão de bem para lutar contra a criminalidade que assola o Estado". A decisão foi tomada pelo desembargador Ney Teles de Paula, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ - GO).

O projeto de João Campos dá aos Estados e ao Distrito Federal a possibilidade de criar o Serviço de Interesse Militar Voluntário no âmbito das corporações militares, desde que o número não seja superior a 10% do total de policiais.

Outro aspecto da proposta é o limite de idade, 29 anos, para que o soldado possa se inscrever no serviço. Em Goiás, a idade máxima é de 27 anos. Todos os outros requisitos são semelhantes - residir no estado onde se deseja atuar, ter o ensino médio concluído e ser portador de certificado de reservista de primeira ou segunda categoria.

A atuação dos soldados voluntários em nível nacional, segundo o projeto, também seria a mesma aplicada em Goiás. "Como se trata de um serviço temporário, o militar não desenvolverá as atividades mais complexas de maior risco na área da segurança pública", explica o deputado.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 22.12.2014 18:12 Epaminondas

    "O Exército existe para defender a pátria de seus inimigos. A polícia existe para servir e proteger a população. Quando o exército assume o papel de polícia, ele tenderá a ver a população como inimigos da pátria" - Capitão Adama. Deputado João Campos, que raramente enxerga além dos horizontes que a Bíblia lhe permite, acha que o problema da criminalidade é falta de policiais. Para ele, combater a criminalidade não é reduzir o crime, é aumentar a população carcerária. Deixa de atacar qualquer questão que exija investimentos a longo prazo além de um mandato.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351