Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Internacional

Síria: grupo de oposição ao governo Assad discute proposta para negociação de paz

Situação se diz pronta para dialogar | 02.01.15 - 17:00
São Paulo - O principal grupo de oposição sírio apoiado pelos países ocidentais começou nesta sexta-feira (2/1) uma reunião de três dias para discutir uma série de questões, incluindo uma iniciativa da Rússia para uma negociação de paz em Moscou com o governo de Bashar Assad.

A Coalizão Nacional Síria também deve eleger um novo presidente em seu encontro a portas fechadas em Istambul, na Turquia. O convite para um encontro parte de um esforço diplomática da Rússia para encerrar a guerra civil que já matou mais de 200 mil pessoas.

Diplomatas tentam dialogar com o governo da Síria e rebeldes há semanas para testar sua disposição em participar de um encontro que o Kremlin espera realizar após o dia 20 de janeiro. A Coalizão ainda não descartou participar, mas insiste que qualquer acordo de negociação precisa se basear na chamada plataforma de Gênova, na qual é necessária a transição política para a democracia por meio de um governo temporário com poderes executivos totais.

O governo de Assad, por sua vez, se diz pronto para participar de conversas "preliminares", mas diz que elas devem pavimentar o caminho para um encontro a ser realizado na própria Síria. A Rússia afirma que o primeiro estágio das negociações incluiria membros da oposição interna tolerada pelo governo e grupos contrários a Assad no exterior, incluindo a Coalizão. O segundo passo seria incluir representantes oficiais no diálogo. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351