Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Art déco

Projeto vista transformar Cemitério Santana em ponto turístico de Goiânia

Prefeito em exercício apoia iniciativa | 28.02.15 - 10:57 Projeto vista transformar Cemitério Santana em ponto turístico de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)
 
A Redação
 
Goiânia - O prefeito em exercício, Agenor Mariano, recebeu na sexta-feira (27/2) um projeto que pretende transformar o Cemitério Santana, no Setor dos Funcionários, em ponto turístico. Elaborada pela Associação das Empresas Funerárias do Estado de Goiás (Aefego), a proposta visa preservar e propagar o patrimônio art déco da capital.
 
Agenor Mariano elogiou a iniciativa e garantiu o apoio da prefeitura na execução do projeto. "Vamos colaborar no que for necessário. O projeto é interessante, pois valoriza nossos pioneiros que construíram a história da capital", disse o prefeito em exercício.
 
De acordo com o coordenador do projeto, o secretário geral da Aefego, Omar Layunta, o recurso financeiro será buscado por meio de editais do Fundo de Cultura e de âmbito nacional, além de parcerias com empresas privadas. 
 
A primeira ação é sensibilizar a sociedade, mudando o olhar do cidadão em relação à morte. "Vamos implementar vários eventos no cemitério. O primeiro será a Cantata de Páscoa, em abril, onde será abordado o tema sobre a morte e ressurreição de Cristo. Depois faremos uma exposição fotográfica sobre arte tumular, com fotos de Caio Galucci. Esses eventos servirão para aproximar o público do cemitério", explicou Omar.
 
O Cemitério Santana é administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social(Semas), uma das parceiras do projeto. Segundo a titular da pasta, Maristela Alencar, a iniciativa de revitalização do cemitério servirá de campo de pesquisa para que até estudantes conheçam a história de Goiânia e do Estado pelos vultos históricos e figuras ilustres que ali estão sepultados. "Os alunos poderão ter aulas de história em um museu a céu aberto", ressaltou Maristela. 
 
O local poderá seguir o exemplo de outros cemitérios, como o da Consolação, em São Paulo, e o da Recoleta, em Buenos Aires, na Argentina. Nesses locais, os túmulos de personalidades famosas e as obras tumulares viraram pontos turísticos.
 
Figuras ilustres 
O Cemitério Santana é o mais antigo de Goiânia. Foi construído em 1940 e constitui-se hoje em testemunha firme da história da capital.

Nos seus 290 mil metros quadrados estão sepultadas as principais personalidades da história oficial do Estado. 

Um exemplo é o jazigo da família de Pedro Ludovico Teixeira, o fundador de Goiânia; de sua esposa, dona Gercina Borges Teixeira; do poeta e escritor Leo Lynce; do jornalista Jaime Câmara; e do primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges.

Suas vidas, contribuições e memórias deram forma à história da cidade e do Estado de Goiás. (Prefeitura de Goiânia)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351