Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

São Paulo

Há dois dias sem chuva, Cantareira mantém 11,7% de sua capacidade

Dados foram divulgados pela Sabesp | 03.03.15 - 15:45
São Paulo - Há dois dias sem chover sobre a região, o Sistema Cantareira, principal manancial de São Paulo, se manteve estável nesta terça-feira, 3, segundo boletim da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Apesar de também registrar baixa pluviometria, o volume armazenado de água subiu em outros três sistemas. Responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas, o Cantareira permanece com 11,7% da sua capacidade - mesmo índice do dia anterior.

Nenhum milímetro de chuva foi registrado pela Sabesp nas últimas 48 horas. Na soma dos três primeiros dias, foram apenas 2,1 milímetros. Proporcionalmente, o número representa 12,2% do volume esperado, caso a média histórica de março, de 5,7 milímetros por dia, estivesse se repetindo.

Há mais de um mês, no entanto, os reservatórios que compõem o sistema não registram queda. A última aconteceu no dia 1º de fevereiro, quando o nível do Cantareira desceu 0,1 ponto porcentual, de 5,1% para 5% - já considerando duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros e 105 bilhões, adicionadas no ano passado. Comparado ao primeiro dia do ano, quando estava com 7,2% da capacidade, o volume de água represada cresceu 4,5 pontos porcentuais.

Outros mananciais
O nível dos Sistemas Alto Tietê, Guarapiranga e Rio Claro registraram aumento nesta terça-feira. Já o volume armazenado de água no Alto Cotia e no Rio Grande se manteve estável. Nenhum dos seis mananciais teve chuva significativa. O único em que houve algum acúmulo de água pluvial foi no Alto Tietê, com 0,1 mm. Em termos proporcionais, a maior alto foi do Guarapiranga, que subiu 0,5 ponto porcentual.

O reservatório, que atende 4,9 milhões de pessoas, opera com 62,8% da capacidade, ante 62,3% no dia anterior. Já o Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de habitantes, subiu 0,1 ponto porcentual, passando de 18,8% para 18,9%, e chegou à terceira alta consecutiva.

O atual cálculo da Sabesp para a capacidade do manancial leva em conta 39,4 bilhões de litros do volume morto. Mesmo aumento sofreu o Rio Claro, que subiu de 38,3% para 38,4%. Assim como o Cantareira, os Sistemas Rio Grande e Alto Cotia, que juntos atendem 1,6 milhão de pessoas, permaneceram com o mesmo volume do dia anterior. Enquanto o primeiro está com 85,7% da capacidade, o segundo continua com 40,9%. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351