Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Educação

Governador empossa 1.070 novos diretores da rede estadual de ensino

Solenidade foi realizada no CCON, em Goiânia | 03.03.15 - 16:57 Governador empossa 1.070 novos diretores da rede estadual de ensino (Fotos: Lailson Damasio)
A Redação

Goiânia - 
Foram empossados nesta terça-feira (3/3) pelo governador Marconi Perillo e pela secretária Raquel Teixeira os diretores eleitos das 1.070 escolas da rede estadual de educação. A solenidade, que também contou com a presença de superintendentes executivos, gestores, professores e autoridades políticas, foi realizada no entro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
 
O processo de escolha dos diretores foi realizado pela  Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) no dia 24 de fevereiro e contou com a participação de alunos, pais de alunos, além de professores e servidores efetivos.
 
A escolha democrática dos gestores escolares foi instituída em 2000, durante o primeiro mandato do governador Marconi Perillo. A data marcou também um dos primeiros feitos da secretária Raquel Teixeira à frente da Secretaria de Estado de Educação, pasta que ela assumiu entre 1999 e 2001. Desde então, a troca de diretores ocorre de três em três anos, sendo o processo aprimorado esporadicamente.

Ao saudar os novos diretores, o governador lembrou que Goiás é pioneiro no sistema de eleições diretas nas escolas estaduais. Ele destacou a importância das eleições diretas para consolidar a democracia nas escolas.

Marconi destacou, ainda, os avanços experimentados pela Educação estadual nos últimos anos, coroados em 2013 com o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio e o 2º lugar no ensino fundamental. “Essas foram as eleições mais tranquilas, desde que o sistema foi implantado”, disse, ao observar que não foi registrado qualquer incidente na escolha dos novos diretores. “Foi um processo maduro e democrático”, assinalou.

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, ressaltou que a escola sofre uma pressão nova por “exigência de qualidade” e que as palavras de ordem na Educação estadual são “excelência e equidade”.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351