Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Solenidade no Paço Municipal

Com a presença de Dilma, obras do BRT Norte-Sul são lançadas em Goiânia

Marconi e Paulo Garcia participaram do evento | 19.03.15 - 09:31 Com a presença de Dilma, obras do BRT Norte-Sul são lançadas em Goiânia (Foto: Letícia Coqueiro/ A Redação)
 
Mônica Parreira e Adriana Marinelli

Goiânia - Com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), foram lançadas, nesta quinta-feira (19/3), as obras do Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul, em Goiânia. A solenidade, que reuniu autoridades como o governador Marconi Perillo e o prefeito Paulo Garcia, foi realizada no Paço Municipal.

 


Marconi e Paulo Garcia recepcionaram a presidente Dilma no Aeroporto de Goiânia (Foto: enviada via WhatsApp)

Enquanto os apoiadores da presidente faziam fila para entrar, outros grupos se reuniram nas proximidades do Paço para manifestação contra o governo da petista.
 

(Foto: Lorena Lara/A Redação)
 


(Foto: Lorena Lara/A Redação)
 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi alvo de protesto nesta quinta (19) em Goiânia. Veja o vídeo:
 

 
Preparativos
Logo pela manhã, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) bloquearam o acesso ao Paço Municipal. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, só entram no local funcionários ou veículos autorizados. Dilma Rousseff e Paulo Garcia assinam, nesta tarde, a ordem de serviço para Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul. O governador Marconi Perillo também deve marcar presença.
 
Os principais bloqueios no trânsito ocorrem na GO-020 antes de acessar a BR-153, sentido autódromo/Goiânia; na BR-153, conversão à direita na altura do estádio Serra Dourada, sentido Aparecida de Goiânia; e no viaduto da BR-153 sentido Centro/bairro. 
 
Sete linhas do transporte coletivo sofreram alterações no trajeto por causa dos bloqueios. Segundo a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), os ônibus das rotas 018, 185, 213, 284, 580, 582 e 739 não poderão atender a um ponto específico enquanto houver a interdição.
 
Protestos
Pelo Facebook, o grupo Movimento Brasil Livre Goiânia organiza um panelaço perto do Paço Municipal. Até a manhã desta quinta-feira, mais de 850 pessoas haviam confirmado presença.

A equipe é a mesma que organizou a manifestação do último domingo (15), quando 60 mil goianienses tomaram as ruas da capital. A ação ocorreu em diversas cidades do país e pedia, entre outras coisas, o impeachment da presidente.

Leia mais:
Manifestação contra Dilma em Goiânia reúne mais de 60 mil pessoas, diz PM
 
Por cautela, a estrutura para receber a presidente foi montada ainda na quarta-feira (18), com supervisão de uma equipe de segurança do Planalto. Grades e tapumes cercam a sede administrativa da prefeitura. Ao longo do dia, houve até a simulação de pouso do helicóptero que deve levar Dilma e sua comitiva à solenidade. 
 

Paço Municipal foi cercado com grades e tapumes (Foto: enviada via WhatsApp)

"Aviso aos navegantes. Gostemos ou não existe um protocolo presidencial. Ponto final", argumentou o prefeito, por meio do Twitter, sobre o esquema de segurança montado em Goiânia. 
 
Sobre o BRT
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o corredor exclusivo para ônibus terá 21,8 quilômetros de extensão e interliga as regiões Sul e Norte do município. O BRT atenderá, de forma direta, 148 bairros da capital e também de Aparecida de Goiânia. A expectativa é a de que os 93 ônibus do sistema beneficiem cerca de 120 mil usuários por dia. 
 
O BRT será implantado em Goiânia como objetivo de criar eixos de transportes integrados à rede existente.

O sistema prevê a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo e a substituição da frota atual por veículos de maior capacidade. A estimativa é que os 93 ônibus do BRT circularão com o dobro da velocidade atual, estimada em 14 quilômetros por hora.

O recurso para a construção do BRT gira em torno de R$ 545,3 milhões, oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 19.03.2015 15:22 CLAUDINEI

    E mesmo um absurdo cercar locais para evitar protestos isso pq vivemos em uma democracia e esta tudo certo em nosso pais segundo essa senhora..

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351