Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Recuperada

Após perícia, cadeira polêmica da UFG será tombada como bem da universidade

Móvel estava sob posse de alunos da PUC-GO | 20.03.15 - 20:04

Lorena Lara
 
Goiânia - Uma cadeira histórica causa discussão e reforça a rixa existente entre os cursos de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - GO) desde a última quinta-feira (19/3).
 
O móvel, apesar de ser propriedade da UFG, tinha um lugar especial no Centro Acadêmico do curso da PUC há décadas. Não se sabe, no entanto, desde quando a cadeira está na PUC - alguns dizem ser desde 1997, outros apontam o ano de 1959.

O fato é que  objeto foi recuperado no último dia 5 de março e causa polêmica desde quinta-feira, quando uma cerimônia foi realizada para colocá-lo de volta ao Salão Nobre da Faculdade de Direito, onde ficava anteriormente.
 
Segundo a Atética de Direito da Federal, a Mafiosa, a cadeira pertencia ao Salão Nobre da Faculdade, mas o local foi desfalcado de sua cadeira principal e o motivo que levou à mudança não é claro.
 
É nesse ponto em que as histórias mais divergem. Segundo alunos da PUC, durante um júri simulado realizado em 1997, a cadeira era o troféu e o time vitorioso era de alunos de direito da PUC.
 
"Já vi gente falando um monte de coisas. Que foi um júri simulado, que foi uma disputa de palitinhos, jogo de truco. Teve inclusive gente falando que foi roubada mesmo", afirma o vice-presidente do Centro Acadêmico XI de Maio (Caixim), Lucas Lopes.
 
Segundo ele, a informação de que a cadeira estava sob a posse da PUC chegou através de um "amigo". "Ele falou que a cadeira estava sob a posse deles e quis saber como fazia pra entregá-la", explica o aluno.
 
Depois que a localização do móvel foi confirmada, o CA entrou em contato com professores da UFG, mas em momento algum ficou combinado que alguém entraria na PUC para recuperar a cadeira, conforme diz o estudante. No entanto, a cadeira foi retirada do local onde estava.
 
Por volta das 22 horas do último dia 5, duas pessoas entraram na Faculdade de Direito da PUC e levaram embora o objeto, que tinha um lugar especial. "A gente foi na PUC e eles mostraram a gravação", disse Lucas. Nas imagens, uma pessoa carrega o móvel, enquanto outra apenas a acompanha. Durante a ação, o local estava "bem vazio", segundo Lucas, e ninguém tentou impedir a dupla.
 

(Foto: divulgação/ PUC Goiás)
 
"A gente não ia pegar a cadeira", reforça o aluno. Uma reunião ficou marcada entre alunos e professores da UFG para discutir o assunto, mas o móvel já estava no local onde a reunião fora marcada quando as pessoas chegaram.

Discussão
Vários argumentos foram disparados de ambos os lados, incluindo a possibilidade de usucapião. Nas redes sociais, alunos comentam e alfinetam uns aos outros, esquentanto a rixa entre as faculdades. "Como pessoas de uma instituição se recusam a aceitar que a própria Constituição  da República torna imprescritível o ressarcimento ao Erário", diz Nile Hamdy, aluno da UFG.

"A cadeira ganha cargo de professora adjunta no curso de Direito da UFG, após mestrado e doutorados serem concluídos", brinca a usuária Liv, no Twitter. As piadas, claro, se espalharam pela rede.


   

 
 

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 22.03.2015 09:57 Valéria Jaime Pelá Lopes Peixoto

    O termo "recuperar" não traduz a realidade, ao meu ver. Rixa entre cursos de direito também não me soa bem. Mesmo porque a conduta dos estudantes de Direito no caso em tela está aquém de qualquer curso. Resta esperar a conduta dos Diretores das Faculdades agora para ver se ainda resta esperança!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351