Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Improbidade

MP-GO recomenda exoneração de Luciano de Castro da Comurg

Ex-presidente recebe salário mesmo afastado | 24.03.15 - 18:39

(Foto: reprodução/cngoias.com.br)

A Redação
 
 
Goiânia - O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) recomendou que o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, exonere imediatamente o ex-presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) Luciano Henrique de Castro. Luciando está afastado do cargo desde março do ano passado, mas continua recebendo salário de presidente, cerca de R$ 11 mil brutos.

O promotor Fernando Krebs argumenta que Luciano não é servidor efetivo do município, mas sim comissionado, cargo que, pela Constituição Federal, é de livre nomeação e exoneração. Ainda de acordo com Krebs, a manutenção do salário para o ex-presidente já com a nomeação de um outro dirigente para a companhia pode violar os princípios constitucionais de legalidade, moralidade, impessoalidade, eficiência e economicidade.

Leia mais:
Mesmo afastado, ex-presidente da Comurg recebe salário de R$ 11 mil

Além disso, o órgão pode ser acusado de lesão ao patrimônio público. "A Comurg estaria a remunerar dois presidentes, dando azo à prática de ato de improbidade administrativa", afirmou Krebs.

Afastamento
A decisão do juiz Fabiano de Aragão Fernandes, da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, determinou o afastamento temporário de Luciano em março do ano passado. A ação foi movida pelo MP-GO por fraudes em licitações.

O MP-GO solicitou que Luciano recebesse o teto de 70% do salário. O juiz, entretanto, com base em lei, não limitou os pagamentos e determinou apenas o afastamento dos acusados sem prejuízo da remuneração recebida.

Desde então, a Prefeitura cumpre a decisão judicial e mantém Luciano como presidente afastado e Ormando Pires como presidente em exercício. Os dois servidores recebem os salários de titulares. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351