Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SwissLeaks

CPI do HSBC convida ministro da Justiça para prestar depoimento

Audiência deve ser realizada na próxima semana | 26.03.15 - 15:11
Brasília - A Comissão Mista de Inquérito Parlamentar do HSBC aprovou nesta quinta-feira um requerimento para ouvir o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre as providências tomadas pelo governo diante das denúncias do caso que ficou conhecido como SwissLeaks.

Se o ministro aceitar o convite, a audiência será realizada na próxima quarta-feira. No mesmo dia, também devem ser ouvidos o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antonio Gustavo Rodrigues.

Durante a sessão desta quinta, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), vice-presidente da CPI, criticou a omissão das autoridades brasileiras em relação às investigações sobre as contas abertas por brasileiros no exterior e disse que essas audiências eram necessárias para esclarecer por que ainda nenhuma providência havia sido tomada.

"A omissão está patente. Por isso, nós precisamos ouvir as autoridades brasileiras. Essa investigação começou no mundo todo em 2008. Por que o Brasil não tomou nenhuma providência em relação a isso? Ou nós temos um sistema de informação sobre sonegação muito falho ou as autoridades do Brasil fracassaram para detectar o que pode ser o maior caso de evasão fiscal do País", disse.

Na reunião desta quinta, foram ouvidos os jornalistas Fernando Rodrigues, do portal UOL, e Chico Otávio, do jornal O Globo, que deram início a série de reportagens sobre os brasileiros com conta na agência do HSBC na Suíça. Apesar de aceitar participar da audiência da CPI, Fernando Rodrigues se negou a fornecer à CPI a lista de 8.677 brasileiros correntistas do banco.

O jornalista disse temer que o documento vaze, como costuma ocorrer durante as investigações no Congresso, e sugeriu que a relação seja solicitada ao governo francês, que também tem as informações. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351