Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Caráter experimental

Prefeitura implanta faixa transversal de pedestres no Centro de Goiânia

Novidade reduz tempo de travessia | 30.04.15 - 09:38 Prefeitura implanta faixa transversal de pedestres no Centro de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)
 
A Redação
 
Goiânia - Quem passou pela Avenida Araguaia na manhã desta sexta-feira (30/4) se deparou com uma novidade no trânsito. A prefeitura de Goiânia implantou, em caráter experimental, faixas de pedestre na transversal no cruzamento da Avenida Araguaia com a Rua 3, no Centro da capital.
 
Em formato de 'X', a nova sinalização horizontal vai permitir ao usuário, além de uma redução no tempo da travessia em 30 segundos, a possibilidade de chegada à calçada oposta em uma única etapa. Durante esta sexta-feira (30), educadores de trânsito realizam ações de conscientização no local.
 
O cruzamento, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), foi escolhido devido ao grande fluxo de pedestres, por ser um centro comercial , possuir semáforos somente com dois estágios e sentido único de tráfego para cada via, o que facilitou a implantação. 
 
O titular da SMT, José Geraldo Freire, explica que os semáforos para veículos do cruzamento vão passar a atuar em três tempos. Segundo ele, o modelo surgiu em Tóquio, no Japão, foi também instalado em São Paulo e chega a Goiânia com o objetivo de facilitar a vida dos pedestres, que "antes tinham que fazer a travessia em duas etapas distintas para atingir a esquina oposta, poderão atravessar com uma etapa apenas”.
 
Além da sinalização horizontal, haverá também a instalação de sinalização vertical específica para indicar o novo modelo. “Novo semáforo para quem irá fazer o trajeto à pé, mais conhecido como porta-foco, também será instalado”. 
 
Conforme o secretário, é importante lembrar que o porta-foco para pedestres indicará com um alerta piscante no vermelho, quando o pedestre não deverá iniciar a travessia. Ele conclui ainda que se os testes com a nova sinalização apresentarem resultado positivo, a iniciativa poderá se expandir para outros pontos da cidade. (Com Prefeitura de Goiânia) 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351