Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Terrorismo

Estado Islâmico assume ataque que matou pelo menos 20 na Arábia Saudita

Foi o segundo ataque no país em seis meses | 22.05.15 - 18:54
Riyadh - Um ataque suicida realizado nesta sexta-feira (22/5) pelo grupo extremista Estado Islâmico deixou pelo menos 20 pessoas mortas e outras 28 feridas em uma mesquita xiita no oeste da Arábia Saudita. Na ocasião, as vítimas comemoraram sete séculos de nascimento de uma figura reverenciada, disseram autoridades locais.

Pouco depois da tragédia, que ocorreu na aldeia de al-Qudeeh, militantes do Estado Islâmico assumiram a responsabilidade pelo ataque, o segundo contra xiitas da Arábia Saudita em seis meses. Em novembro do ano passado, o grupo foi acusado de ter arquitetado uma ofensiva que matou oito xiitas na vila de al-Ahsa, também no oeste do país.

Segundo o ministério do Interior da Arábia Saudita, o autor do ataque escondia explosivos sob suas roupas. Em comunicado feito por uma conta no Twitter ligada a pessoas leais ao Estado Islâmico, um grupo que se apresenta como a "filial" dos extremistas na Arábia Saudita, com o nome de "Najd Province" (referência a uma região histórica do país), assumiu a responsabilidade pelo ataque.

No entanto, não foi possível confirmar, de forma independente, se há realmente ligações deste grupo com o Estado Islâmico, que atua principalmente no Iraque e na Síria. Um ativista local chamado Naseema al-Sada disse que, antes do ataque, as vítimas comemoravam o nascimento de Imam Hussain, uma figura reverenciada entre os xiitas.

A tragédia ocorre em meio a tensões entre sunitas e xiitas que se intensificaram em regiões como a Arábia Saudita e o Irã, que poderiam estar por trás de conflitos na Síria, no Iraque e no Iêmen. Pouco antes da ofensiva de hoje, a Arábia Saudita lançou ataques aéreos contra os rebeldes xiitas no Iêmen, no fim de março. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351