Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde pública

Estado e Município começam a definir regras de atendimento do Hugol

Unidade será inaugurada em 13 de junho | 28.05.15 - 19:02 Estado e Município começam a definir regras de atendimento do Hugol (Foto: divulgação)

A Redação

Goiânia - Em reunião com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira (28/5), o secretário municipal de saúde (SMS) Fernando Machado apresentou proposta para as discussões sobre o fluxo de atendimento do Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol). A unidade tem inauguração prevista para o dia 13 de junho.
 
Na reunião foi apresentado um estudo sobre quais unidades da cidade irão referenciar pacientes para o Hugol, que será um hospital de média e alta complexidade. Serão 500 vagas de enfermaria, 93 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 13 deles para queimados.
 
No Hugol, os pacientes com ficha azul, de baixa complexidade serão encaminhados às unidades básicas da Região Noroeste, como os Cais Guanabara e Goiá. "Essa contra-referência é necessária para que pacientes de baixa complexidade não lotem o hospital, que foi construído para atender casos graves e desafogar o outro Hugo", explica o secretário de Saúde.
 
Perfis de alta e média complexidade englobam, por exemplo, casos de queimaduras graves e cirurgias cardíacas. A regulação destes pacientes ainda não foi definida e a decisão será tomada após reunião com a equipe técnica da Regulação Estadual e a Superintendência do Estado.
 
Fernando Machado explica a importância das regras de atendimento aos pacientes. "A regulação entra para otimizar e organizar o fluxo de atendimento e tentar diminuir o tempo de espera do paciente, para que ele tenha menor possibilidade de morte ou sequelas", diz.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351