Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Economia

Agropecuária brasileira registra crescimento de 5%, mesmo com queda no PIB

Faeg quer atrair investimentos ao setor | 29.05.15 - 17:09 Agropecuária brasileira registra crescimento de 5%, mesmo com queda no PIB (Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG)
A Redação

Goiânia - A economia brasileira registrou queda de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2015, após ter ficado praticamente estagnada no ano de 2014. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a queda se mostra ainda maior - de 1,6%.
 
Os dados são Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta sexta-feira (29/5). O setor agropecuário, no entanto, foi responsável por minimizar a crise, registrando um crescimento de 4,7%. O aumento é contraponto ao comportamento de outros setores, como o da indústria, que encolheu 0,3% e o de serviços, que caiu 0,7%.
 
Em janeiro, fevereiro e março de 2015, o setor agropecuário somou R$ 79,6 bilhões ao PIB do Brasil. Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) José Mário Schreiner, o resultado reforça a importância do setor e a necessidade de investimentos.
 
Ele cita problemas que impediram um crescimento ainda maior, como o alto custo da logística, custos de produção e falta de apoio técnico aos produtores. "Apesar do recuo da economia, a agropecuária brasileira teve uma alta. Em termos práticos, isso significa que os produtores rurais estão fazendo sua parte, mesmo com a pouca colaboração do poder público", ressalta.
 
José Mário ainda diz que sua expectativa é que o crescimento do setor, mesmo em contramão ao rumo da economia, mostre suas vantagens. "Esperamos que os números do PIB demonstrem ao governo federal que o investimento no setor agropecuário é bom para todos os brasileiros", completa.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351